Home Cidade e Região Espírito Santo Aracruz: Fundo vai apoiar 22 projetos de aldeias indígenas.
Espírito Santo - 29 de julho de 2015

Aracruz: Fundo vai apoiar 22 projetos de aldeias indígenas.

 

O Fundo de Apoio para Iniciativas Comunitárias (Faici) beneficiará neste ano mais 22 projetos de moradores das terras indígenas na região de Aracruz. Serão investidos R$ 125 mil para fornecimento de equipamentos, insumos e serviços para a concretização dos empreendimentos aprovados. O Faici integra as ações do Plano de Sustentabilidade Tupiniquim e Guarani do Espírito Santo (PSTG), uma parceria da Fibria com a Kamboas Socioambiental.

As inscrições para o segundo edital do Faici cresceram mais de 20% em relação ao primeiro, lançado em 2014. Dos 109 projetos concorrentes, 22 foram escolhidos pelo Conselho Deliberativo do Fundo, formado pela Fibria, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Secretaria Municipal de Agricultura de Aracruz (Semag) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Dois representantes indígenas atuaram como auditores do processo.

Os critérios utilizados para escolha dos projetos foram o envolvimento do maior número possível de famílias; a continuidade de trabalhos já iniciados; o envolvimento de outros parceiros e acompanhamento das atividades; e a valorização do conhecimento e inclusão de idosos, mulheres e jovens.

O Faici conta com quatro linhas de atuação: geração de renda e trabalho, que visa fortalecer essas iniciativas na terra indígena; atividades de subsistência, para apoiar ações para produção de alimentos para consumo das famílias envolvidas; cultura, que visa ao fortalecimento dos valores e culturas tupiniquim e guarani; esporte, cujo foco é formação de jovens por meio da prática esportiva.

A grande maioria de projetos aprovados – 82% – foi na linha de geração de renda, com foco em atividades de agropecuária. A importância social do Faici é reforçada por meio do levantamento de beneficiários dos projetos: metade deles favorece cinco ou mais famílias.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…