Home Cidade e Região Bahia Mucuri: Pequenos agricultores ganham curso e abertura de tanques para atividade de piscicultura
Bahia - 16 de junho de 2015

Mucuri: Pequenos agricultores ganham curso e abertura de tanques para atividade de piscicultura

 

Aquela história de não dar o peixe, mas ensinar a pescar se tornou uma realidade ao pé da letra em Mucuri. A Prefeitura de Mucuri lançou as redes rumo ao desenvolvimento econômico da agricultura familiar no município, e um projeto para que pequenos produtores tenham acesso a produção de peixes, através de poços para a atividade de piscicultura, está em pleno andamento.

Tudo começou com uma parceria entre Secretaria Municipal de Agropecuária e Pesca e Sindicato Rural. Unidas, as duas entidades conquistaram do Governo Federal um curso gratuito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

O curso ofereceu a 20 produtores rurais noções teóricas e práticas sobre a produção de peixes. As aulas teóricas aconteceram na Sede do município. Mas os participantes visitaram propriedades no Espírito Santo e conversaram com produtores que trabalham com o projeto de piscicultura. Desde material até a visita às propriedades saiu sem custo algum aos participantes.

Munidos de informações, o projeto passou para a segunda parte. As máquinas da Prefeitura estão trabalhando nessas propriedades, realizando a abertura dos tanques. Uma felicidade para o casal Idalina de Brito Avelar e Benedito Florentino de Avelar, o seu Bené. “Eu sempre sonhei em trabalhar com peixe, e aprendi coisas no curso que nunca imaginei. Tô muito feliz que a gente teve essa oportunidade da Prefeitura”, agradeceu Dona Idalina.

“Dar apoio ao pequeno agricultor é nossa prioridade no campo da agropecuária e pesca”, comentou o Prefeito Paulinho. “Estamos sempre disponibilizando maquinários, realizando visitas e conhecendo as demandas desses proprietários, buscando parcerias para melhorar o trabalho desenvolvido. E a criação de peixes nessas propriedades é boa não só para os pequenos agricultores, mas para todo o município”.

Entende-se por pequeno agricultor os que possuem até 140 hectares. Até o momento já foram abertos 8 tanques para a atividade da piscicultura. Cada tanque tem a capacidade de cultivar cerca de 500 peixes.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…