Home Cidade e Região Minas Gerais Governador Valadares: Secretário promete retomada da obra do Hospital Regional no próximo mês
Minas Gerais - 5 de junho de 2015

Governador Valadares: Secretário promete retomada da obra do Hospital Regional no próximo mês

 

As obras de construção do Hospital Regional de Governador Valadares, no Leste do Estado, serão retomadas no próximo mês. Foi o que prometeu o secretário de estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos. A previsão é a de que a unidade entre em funcionamento no segundo semestre do ano que vem. O hospital será referência para 1,5 milhão de pessoas.

A construção foi iniciada em março de 2013, mas foi paralisada em janeiro para revisão do projeto. “As obras foram interrompidas no aguardo da aprovação da Lei Orçamentária Estadual, que definiria o orçamento da Saúde”, informou Santos. Embora o custeio da obra seja integralmente do tesouro estadual, os custos de funcionamento do novo hospital serão tripartite e envolverão investimentos dos governos municipal, estadual e federal.

Atualmente, 75% das obras estão concluídas. A proposta é a de que o hospital atenda a população de 86 municípios das macrorregionais de Valadares e Coronel Fabriciano. Essa é a demanda atendida pelo Hospital Municipal, que está superlotado e sempre é alvo de reclamações. A média é de 700 a 800 pacientes acolhidos por dia, mas há registros de até mil, informou a prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa.

Por causa da superlotação, muitas internações vêm sendo feitas nos corredores, problema que levou o Ministério Público a pedir providências. Ao todo, o novo hospital terá 226 leitos, sendo 176 de enfermaria, 40 de UTI, dez para socorro semi-intensivo e um heliponto. Assim como o Hospital Municipal, o atendimento no Metropolitano será 100% pelo SUS. A estrutura prevê a possibilidade de futuras expansões.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…