ES: Estrada de Ferro Vitória a Minas completa 111 anos de operação
Nesta quarta-feira, dia 13 de maio, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) completou 111 anos de operação. Considerada uma das ferrovias mais produtivas e seguras do mundo, por seus trilhos passam cerca de 40% de toda a carga ferroviária do país, como minério de ferro, grãos, produtos siderúrgicos, celulose, toretes de madeira e soja, entre outros. Somente no ano passado, a ferrovia transportou 119 milhões de toneladas.
Além do transporte de cargas, a Vitória a Minas opera também o único trem de passageiros diário do país que percorrer longas distâncias, ligando Cariacica, na Região Metropolitana da Grande Vitória, no ES, à capital mineira Belo Horizonte. Somente no ano passado, quase um milhão de pessoas viajaram pelos trilhos da ferrovia Vitória a Minas. Desse total, 168 mil passageiros embarcaram na estação Pedro Nolasco, em Cariacica (ES), com destino a Minas Gerais. Outras 168 mil pessoas chegaram ao ES por meio do transporte ferroviário no ano passado.
Na estação de Belo Horizonte, o volume de pessoas que embarcou com destino ao litoral capixaba chegou a 231 mil passageiros. A capital mineira, por sua vez, recebeu mais de 213 mil pessoas em 2014, que chegaram à cidade pelo Trem de Passageiros da ferrovia Vitória a Minas.
Já em Governador Valadares, o total de embarques foi de mais de 137 mil pessoas, enquanto os desembarques chegaram a 141.074. A movimentação de passageiros na estação Intendente Câmara, em Ipatinga, cidade localizada no Vale do Aço, envolveu mais de 88 mil embarques e cerca de 89.600 desembarques.
Novo Trem
Com o passar dos anos, as operações da Estrada de Ferro Vitória a Minas foram modernizadas para aumentar a eficiência, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.
Como parte desses investimentos, em agosto do ano passado, a Vale colocou em operação o Novo Trem de Passageiros. A renovação da frota visa garantir mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam o transporte ferroviário diariamente. Fabricados na Romênia, os novos vagões, um total de 56, obedecem a padrões europeus de qualidade. Além dos carros executivos e econômicos, a composição conta ainda com vagões-restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldade de locomoção).
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…