Linhares: Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é discutido em Audiência Pública
A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, realizou audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Linhares. A apresentação aconteceu na noite de segunda-feira, (04), no auditório da UAB/Faceli, no bairro Novo Horizonte.
Elaborado pela empresa Ziguia Engenharia Ltda, o plano está sendo realizado em cumprimento à Lei Federal 12305/10, que trata da política nacional de resíduos sólidos. No Espírito Santo, Linhares está entre os cinco municípios que já desenvolveram o plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O diagnóstico estará disponível para consulta popular por 30 dias no site da Prefeitura www.linhares.es.gov.br e também na Secretaria de Serviços Urbanos localizada na Rua Augusto de Carvalho, nº 1528, Centro.
O Chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luciano Cunha Cabral, disse que o diagnóstico é um retrato da situação atual e aponta os caminhos a serem seguidos.
“Nessa etapa do plano foi elaborado o diagnóstico da situação atual do sistema de limpeza urbana do Município e as diretrizes para melhoria da gestão dos resíduos sólidos em Linhares. Também foi traçado um prognóstico do que o município deve fazer, a médio e longo prazo, para cumprir o que determina a lei 12305/10”, diz. Luciano afirmou ainda que o Plano é mais um passo para busca de saneamento básico e mais qualidade de vida para população do município.
Atualmente, Linhares coleta e descarta corretamente todo lixo úmido domiciliar, possui usina de triagem e reciclagem de material e associação de catadores. O município conta ainda com 183 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), instalados nas unidades de ensino das zonas urbana e rural, e nas unidades de saúde de todo o município, para coleta seletiva.
Relógio no braço direito ou esquerdo? Especialista desmistifica o mito sobre o lado “certo” para usar o acessório
Há décadas, a questão de qual braço é o mais adequado para usar o relógio de pulso despert…