São Mateus: Trabalho infantil é incluído no programa de ensino das escolas municipais
O tema trabalho infantil foi oficialmente incluído no programa de ensino das escolas municipais. A inclusão foi anunciada pela coordenadora municipal do Projeto MPT na Escola, Elivania Rodrigues da Silva, durante o III Seminário MPT na Escola, realizado no auditório da FVC. O Projeto MPT na Escola é uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Ministério Público do Trabalho visando à erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente.
Participaram do Seminário o vice-prefeito Keydson Quaresma (representando o prefeito Amadeu Boroto), o secretário interino de Educação Renato Pirola, o procurador do Trabalho Eduardo Maia Tenório da Cunha, professores, pedagogos, diretores escolares, estudantes e servidores da SME. Renato Pirola abriu oficialmente o Seminário, ressaltando a importância do combate ao trabalho infantil e agradecendo aos que se empenham em participar do Projeto MPT na escola. O Seminário teve apresentações culturais com estudantes da EMEF Maria da Cunha Fundão e palestra com o procurador sobre O Trabalho Infantil no Campo.
Keydson Quaresma destacou a atuação do Município em relação ao trabalho infanto-juvenil: “O Projeto tem aproximado as famílias da escola. O Município já colhe resultados; crianças já foram retiradas do trabalho. Existem diferenças entre exploração e trabalho em condições adequadas e o Seminário esclarece isso”.
O gestor da Educação do Campo da SME, Francisco de Souza Rodrigues, avaliou que “a exploração do trabalho infantil faz parte do contexto histórico onde o Campo é visto como cenário desta exploração”. Ele detalhou que, com a inclusão do tema no programa de ensino, mais de 3,7 mil crianças e adolescentes do território camponês no Município serão abrangidas pelo Projeto MPT na Escola.
A coordenadora Elivania recordou que, na avaliação dos anos anteriores, foi questionado por que as escolas do Campo não eram abrangidas pelo Projeto MPT na Escola. Ela explicou que, anteriormente, a participação das escolas ocorria mediante adesão: “Este ano, o Projeto não será mais por adesão. O assunto foi inserido no programa de ensino do Município, ou seja, todas as escolas abordarão o tema. Haverá formações para o professor e as disciplinas de História, Geografia e Ciências, com o apoio de Língua Portuguesa, Artes e Música, abordarão o trabalho infantil”.
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