Home Cotidiano Economia MG: ONU premia programa de gestão das águas incorporado pelo Estado
Economia - 31 de março de 2015

MG: ONU premia programa de gestão das águas incorporado pelo Estado

 

O Programa Cultivando Água Boa, adotado pelo Governo de Minas para ajudar no desenvolvimento de ações socioambientais relacionadas à conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, com foco na proteção de bacias, conquistou o prêmio Água para Vida, concedido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). A iniciativa exitosa da Itaipu Binacional foi considerada a melhor prática em gestão da água, concorrendo com 40 projetos de todos os continentes. A premiação aconteceu nesta segunda-feira (30/3), em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

“É uma iniciativa que tem potencial para transformar a vida de milhões de pessoas, porque apresenta possibilidades extraordinárias”, declarou o presidente da ONU, Ban Ki-Moon, em comunicado transmitido durante a solenidade de entrega do prêmio Água para a Vida 2015. Ao apresentar as práticas vencedoras em seu site, a ONU enumera os resultados obtidos pelo programa na Bacia do Paraná 3, no Oeste paranaense, local onde é desenvolvido desde 2003.

Na região, que abrange 29 municípios e vivem mais de um milhão de pessoas, destaca-se a recuperação de mais de 200 microbacias hidrográficas. Entre outros resultados destacam-se a redução da erosão do solo, a recuperação de nascentes, a melhoria da qualidade de vida e inserção social das pessoas das comunidades, o reflorestamento das margens dos rios, o aumento da conservação da natureza e a promoção de uma gestão participativa e sustentável da água.

“São vários resultados concretos, como a recuperação de grandes áreas e da biodiversidade, a melhoria da qualidade da água, o aumento do volume, além dos ganhos sociais e econômicos. Sem contar os benefícios para a saúde da população local”, enfatiza o diretor de Operação Sudoeste da Copasa, João Bosco Senra, responsável pela incorporação do programa pelo Governo de Minas.

Para adaptar a iniciativa ao território mineiro, está sendo criado um grupo de trabalho, que ficará incumbido de revisar e reestruturar as ações de proteção às bacias hidrográficas do Estado, tendo em vista a incorporação de boas práticas e experiências do Programa Cultivando Água Boa. O acordo de cooperação prevê o desenvolvimento de estudos destinados à melhoria da gestão dos recursos hídricos em Minas por meio de repasse tecnológico e de know-how do programa da Itaipu Binacional.

“Essa foi considerada a melhor experiência e a ONU vai indicá-la para todos os outros países do mundo. Com isso, Minas Gerais sai na frente. Os contatos foram feitos para trazer a melhor experiência em gestão das águas para Minas. É uma ação do governo estadual”, esclarece João Bosco. Além de Minas Gerais, a iniciativa já foi aplicada, como projeto piloto, em países como Guatemala, República Dominicana, Bolívia, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…