Fecaje realiza Encontros de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha
Tatiana Adriano
Iniciando os trabalhos referentes ao 32º Festivale ( Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha), que acontecerá entre os dias 26 de julho e 01 de agosto, em Salto da Divisa, a cidade de Itaobim, sede da primeira edição do Festivale, no dia 12 de março de 2015, recebeu o 74º Encontro de Cultura do Vale do Jequitinhonha. Organizado pela Fecaje (Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha) em parceria com a Associação da Criança e do Adolescente de Itaobim, Associação Papa João XXIII no Brasil e o Departamento Municipal de Cultura de Itaobim, o evento almeja articular e mobilizar a população para colaborarem na divulgação e participação no festival que promove a cultura local, valorizando suas diversas manifestações.
A edição contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, de 15 municípios do Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha, que marcaram presença com representantes do governo, artistas, moradores e admiradores da cultura local. Os organizadores se surpreenderam com a heterogeneidade do público composto de crianças a idosos.
O encontro começou com uma grande roda ao som da canção “Senhora do Rosário sua casa cheira, cheira crava e rosa, flor de laranjeira…”. Seguidamente formou-se a mesa de abertura composta por Pedro Paulo Vieira de Macedo, Secretário de Cultura; Maria Aparecida Santos Queiroz , Coordenadora da Casa da Juventude; Alex, representando a juventude; Ângela Freire, Turismóloga e Produtora Cultural; José Pereira, Instituto Vale Mais; e o Deputado Estadual Drº Jean Freire. Após a abertura, Ângela Freire, debateu a respeito da Cultura no Vale como instrumento de formação e transformação, salientando a importância do fortalecimento da cultura popular frente à cultura midiática. Os resultados desse diálogo serão registrados em uma carta com as demandas enumeradas e divulgada em Salto da Divisa no dia 11 de abril. Os Diretores Executivos Ernandes José da Silva e Maria Aparecida Santos Queiroz esclareceram aos presentes o atual panorama de produção do 32º FESTIVALE, além do Plano de trabalho institucional da FECAJE e suas metas. Em seguida, o Diretor Administrativo, Andrette Ferraz, aplicou um questionário almejando realizar um mapeamento das potencialidades e voluntários que colaborarão na produção do evento.
Elaborado pelo designer Cejomário Coimbra, de Padre Paraíso e recriado artesanalmente em forma de estandarte por Jardel Mendes e pela equipe do Centro de Convivência Arco-Iris de Medina o selo Fecaje- 25 anos foi lançado. A empolgação foi tanta que a população saiu do auditório em um cortejo ao som de “Vale, vale cantar, Vale que vale viver, Vale eu amo você…”(Mark Gladston, In memorian). O Sarau Kizumba, grupo musical de Medina-MG, ficou responsável por encerrar, com muita animação, mais uma edição do Encontro de Cultura Popular.
O Diretor Executivo da FECAJE afirma que a equipe sentiu que as pessoas estão dispostas a colaborar com o fortalecimento do movimento cultural. Sendo assim, só nos resta aguardar o próximo Festival de Cultura, que será realizado em Salto da Divisa, no dia 11 de abril, para em julho, finalmente, desfrutarmos do 32º Festivale. Já programem suas agendas porque esse evento já é sinônimo de sucesso!
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…