Home Cidade e Região Minas Gerais Virgem da Lapa: Suzano sofre pressão em reunião, e manifestantes continuam bloqueio da BR-367.
Minas Gerais - 18 de março de 2015

Virgem da Lapa: Suzano sofre pressão em reunião, e manifestantes continuam bloqueio da BR-367.

 

Na tarde desta terça-feira(17), representantes da manifestação que ocorre em Virgem da Lapa pela manutenção do trecho que liga o município à Araçuaí, juntamente com Autoridades da cidade e a população, reuniram em prol de acordo para liberação do bloqueio. Diretor de Relação Relações Institucionais da Suzano, Felipe Zumpano, e o Diretor de Logística Alberto Nascimento, compareceram à reunião pautados de acordos firmados internamente.

Foram apresentados relatos sobre os problemas que a população vem sofrendo com o transporte de eucalipto retirado na região. “Além de não termos nenhum benefício com transporte do eucalipto que passa dentro de nossa cidade, vocês estão acabando com o que nos resta que é nossa estrada” – Disse um dos Manifestantes presente na reunião.

O transporte da matéria prima para produção de papel e celulose vem acontecendo em nossa região desde 2013, e além do impacto ambiental para as nascentes dos rios, mais de 120 carretas transitam pelo trecho que desde ultimas chuvas não houve nenhum reparo. A precariedade do trecho é visível, até os proprietários das carretas concordam que está muito difícil o transporte, porque além do trecho de rodovia estadual que liga Virgem da Lapa à Ijicatu, município de José Gonçalves de Minas, não possuir malha asfáltica, a degradação do asfalto é muito alta.

Outras reivindicações apresentadas pelos manifestantes à Suzano foram: A poeira dispersada pela cidade, principalmente os bairros que circundam a rodovia, uma vez que as carretas andam em comboio atrapalhando o tráfego de veículos menores; a falta de segurança com a movimentação das carretas durante horários escolares no perímetro urbano; Carretas transitando na contramão, por conta dos buracos e também no trecho de terra; o descaso de investimentos da Suzano na região, no que tange geração de emprego e projetos sociais; a falta de fiscalização no transporte por parte da empresa dentre outras.

Como proposta para solução do recapeamento do trecho bloqueado pelos manifestantes, Alberto Nascimento, diretor de Logística da empresa informou aos presentes que foi feito contato com DER (departamento de estradas e rodagens), solicitando a permissão para efetuar obras de manutenção. De acordo com representantes da Suzano, esta semana, até dia 19/03 chegará na cidade uma frente de serviços para obra no trecho. Os representantes do manifesto decidiram então continuar com o bloqueio até que cheguem as máquinas e que se comecem os  reparos. “Muitas promessas já nos foram feitas, e muita coisa não foi cumprida. Portanto, não abriremos o trecho até a chegada das máquinas” – Disseram os Manifestantes.

Kerlane Oliveira/noticia10

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…