Pedra Azul: aberta novas possibilidades para a cultura na região do Jequitinhonha
O novo projeto da cidade visa criar um centro cultural que abarque programações de oficinas, apresentações artísticas, cineclube, palestras e ensaios, mas também ofereça espaço para residentes artísticos, que podem ser das áreas de artes visuais, dança, música, filosofia, poesia, dentre outras áreas de conhecimento criativo que queiram trocar experiências com os moradores de Pedra Azul.
Batizado de Área Criativa, o projeto, que é idealizado por Bruno Vilela e Breno Silva, com colaboração de Brígida Campbell e Will Nascimento, já está em fase de construção na cidade, e irá funcionar com a possibilidade de residentes a partir de Junho de 2015. As inscrições para a residência artística já estão disponíveis no site e ficam abertas o ano todo, mas os interessados devem ficar atentos para o prazo máximo de permanência no local, que é de 3 meses.
Os selecionados têm como responsabilidade elaborar uma proposta de compartilhamento de seu projeto com os moradores da cidade, e devem fazê-la no formato que acharem mais conveniente, seja em forma de oficina, produção coletiva, apresentação artística, dentre outras. Eles também contarão com toda a infraestrutura, com um quarto individual, banheiro e cozinha, além de internet e um espaço coletivo de produção, todos os demais custeios são de responsabilidade do residente.
O objetivo dos idealizadores é criar na cidade um espaço colaborativo que se mantenha em diálogo com os moradores de Pedra Azul e permita que encontro, produção, formação, intercâmbio e experimentação nas áreas sociais e artísticas aconteçam e se multipliquem a cada nova apropriação do espaço feita na cidade.
A inauguração do espaço está prevista já para o mês de Março, quando ocorrerão as Oficinas de Ocupação da Área Criativa, que pretendem durar até Maio. O objetivo destas primeiras oficinas é pensar a logística dos processos de gestão e funcionamento do espaço. Além destas primeiras intervenções, o projeto já tem dois residentes confirmados para os meses de Junho e Julho de 2015, Alexandre Campo (MG), professor e arquiteto, e Alexandre Veras (CE) professor e cineasta, que irão ministrar oficinas gratuitas para os moradores da cidade.
A expectativa de adesão dos moradores de Pedra Azul é bastante otimista, e segundo um dos colaboradores, Will Nascimento, coordenador executivo do Cededica-Vale, o espaço será fundamental para os projetos que já estão ocorrendo na cidade. “A maioria dos grupos culturais e artísticos que surgem na cidade, principalmente envolvendo adolescentes e jovens, não tem espaço fixo para desenvolver suas atividades. Acreditamos que o espaço será um espaço de referência para o trabalho dos grupos e de formação para a população.”
Agatha de Souza Azevedo
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…