Home Cidade e Região Minas Gerais Teófilo Otoni: Saneamento básico da cidade foi orçado em 130 milhões de reais para os próximos 30 anos
Minas Gerais - 4 de março de 2015

Teófilo Otoni: Saneamento básico da cidade foi orçado em 130 milhões de reais para os próximos 30 anos

 

Na tarde da última segunda-feira, 02, o Prefeito Getúlio Neiva recebeu em seu gabinete, membros da SHS – Empresa responsável pela elaboração do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). Acompanhados pelos Secretários Giovani Cota (Desenvolvimento Econômico), Jorge Generoso (Planejamento), Bruno Balarini (Coordenador de relações institucionais) e pela presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Verdiana Aparecida Bráz, a equipe entregou ao prefeito o relatório final da primeira etapa no PMSB. Após mais de um ano de reuniões, visando à participação popular, e várias análises, o relatório apontou as principais deficiências encontradas no município nos quesitos: Drenagem urbana e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Segundo dados do levantamento, que apontam para os próximos 30 anos, seriam necessários recursos da ordem de 131 milhões de reais para atender, em sua plenitude, os problemas relacionados ao saneamento básico do município. O coordenador de relações institucionais da PMTO, Bruno Balarini, afirmou que “a relevância da resolução dos problemas apontados no plano, consiste em propiciar a população uma melhoria em sua qualidade de vida.” O secretário Giovani Cota, salientou que “Teófilo Otoni larga na frente na questão do saneamento básico municipal, se comparado até a municípios de maior porte”.

Já o prefeito Getúlio Neiva destacou que a continuidade do trabalho consiste agora na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e em sequência o novo plano diretor. Ele afirmou ainda que “sua gestão deixa agora esta herança, para as próximas gestões que virão nos anos futuros, visto que o plano trabalhou com uma visão global dos próximos 30 anos do município.” Getúlio agora encontra mais um desafio, a busca do recurso que possibilita colocar em colocar em prática, todos os apontamentos do relatório final do PMSB, o primeiro passo foi dado. Agora, o plano segue para a câmara municipal para apreciação dos vereadores e possível aprovação.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…