Home Cidade e Região Bahia Mucuri: câmara de vereadores é a pior da região na defesa dos direitos do cidadão.
Bahia - 25 de fevereiro de 2015

Mucuri: câmara de vereadores é a pior da região na defesa dos direitos do cidadão.

 

A câmara de vereadores de Mucuri, Extremo Sul da Bahia, se orgulha sempre por ser citada como uma câmara de vanguarda na região, uma câmara cujas ações estão bem à frente das demais câmaras de vereadores circo vizinhas, chegando a ser modelo de legislativo copiado por casas coirmãs. Isso claro quando o assunto em pauta não é a defesa dos direitos dos cidadãos mucurienses, haja vista que quando este tema se torna o assunto à câmara de vereadores de Mucuri tem deixado a desejar, sendo considerada inclusive como a menos atuante no quesito.

câmara mucuri 1

Para se ter uma ideia, as grandes vilãs no desrespeito aos direitos do cidadão na região, e consequentemente em mucuri são as prestadoras se serviço de telefonia móvel, água e energia, VIVO, EMBASA e COELBA respectivamente, juntas essas empresas tem colecionado inúmeras ações junto ao ministério público nas cidades do Extremo Sul da Bahia por seus péssimos serviços ofertados a população. E em todas as cidades a câmara de vereadores se posicionou acionando o ministério público para que tomasse as devidas providencias, até houve um esboço em Mucuri, porém outra vez a população não foi prioridade.

Estas empresas tiveram perda de causa em várias cidades da região, como é o caso de Nova Viçosa, onde essas mesmas três empresas foram penalizadas, exemplo da EMBASA, que está impedida de cobrar pelo fornecimento de água enquanto não dar garantias de água potável e contínua a população. Em Itamaraju a justiça local condenou a EMBASA, a pagar multa de R$ 150 mil por descumprir legislação ambiental na instalação de rede de esgoto na cidade e a restituir em dobro os valores indevidamente cobrados aos consumidores em taxas de serviço de esgotamento sanitário.

As mesmas sanções também foram obtidas contra a VIVO e a COELBA no município de Nova Viçosa, e em Teixeira de Freitas a EMBASA e a COELBA tiveram condenações pela mesma motivação, péssima qualidade na prestação dos seus serviços. Em comum mais uma vez as ações do legislativo municipal dessas cidades, onde seus vereadores tiveram participação importante como mecanismos que provocaram o ministério público para que se atentar ao agravo do problema. O que ainda não se pode notar em Mucuri, onde apagões e quedas de energia já fazem parte da rotina da população, onde falar ao celular pela operadora VIVO (principal operadora do município) é artigo de luxo e de extrema raridade e a câmara de vereadores passiva reluta em tomar partido e se posicionar para aquilo a qual foi constituída, legislar e defender os direitos da população.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…