Home Cidade e Região Espírito Santo Ibiraçú: Turistas apostaram na tranquilidade de mosteiro para relaxar durante o carnaval
Espírito Santo - 18 de fevereiro de 2015

Ibiraçú: Turistas apostaram na tranquilidade de mosteiro para relaxar durante o carnaval

 

Neste carnaval, muita gente decidiu trocar a folia por dias de muita tranquilidade. E o lugar escolhido foi o Mosteiro Zen Vargem Grande, que fica na cidade de Ibiraçu, a cerca de 1h de Vitória.

Sandra Baron, turista catarinense, disse que sempre que pode, participa dos retiros no mosteiro capixaba. Segundo ela, são dias de muito aprendizado. “Esse treinamento que a gente faz aqui de não-ação, de postura e de disciplina me ajuda muito no meu trabalho. Me ajuda muito também na minha vida pessoal. Os ensinamentos que eu levo daqui eu uso no meu dia a dia”, disse.

O mosteiro foi fundado há 30 anos. Ele é o primeiro Mosteiro Zen Budista da América Latina e segue a escola japonesa. Os templos se misturam à exuberância da Mata Atlântica e o único barulho por lá é o das cigarras e passarinhos. Um lugar perfeito para as aulas de Yoga e Tai Chi Chuan.

Apesar de toda tranquilidade, tem muito trabalho a ser feito no mosteiro. O dia começa bem cedo, às 4h da manhã e todo o serviço é dividido em grupos. A disciplina e a coletividade fazem parte do aprendizado.

Segundo o monge Hakudô é preciso reservar um tempo para a meditação. “A gente está sempre naquela correria do dia todo e não tem tempo de entender realmente o que está acontecendo em volta da gente. Se você separar um minuto do seu tempo, sente-se com a coluna ereta e preste atenção no que está a sua volta. Você vai acabar tendo uma compreensão intuitiva de tudo que está acontecendo”, afirmou.

“Na nossa escola a gente trabalha muito com a postura. O corpo é o que está mais perto de você. O corpo é a nossa âncora no presente através da postura”, completou.

Antes de entrar em qualquer ambiente, é necessário retirar os sapatos. É um gesto simples, mas que resume bem a filosofia do mosteiro: realizar cada tarefa com muita atenção e com muita concentração. Corpo e mente trabalham juntos. A forma de unir os pés e as mãos, a postura ajudam a trabalhar a mente. São 40 minutos de meditação e de muita reflexão.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…