Teófilo Otoni: Programa Teófilo Otoni Sustentável atua na Turma 36
O programa Teófilo Otoni Sustentável iniciou, em outubro de 2014, uma ação na comunidade da Turma 36. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SMMADS e Emater, tendo como parceiros o IEF, Copasa, Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, Igreja Presbiteriana, moradores e comerciantes da localidade foi iniciado um trabalho de recuperação de uma nascente, na propriedade de Edmilton Maciel. O objetivo é a implantação de melhoria do sistema alternativo de abastecimento de água já existente, porém insuficiente, para ser distribuída nas casas dos moradores.
Trabalho de parceria
Por meio da Igreja Presbiteriana, foi oficializada uma solicitação à Prefeitura que adquiriu todo o material necessário e emprestou as ferramentas para a execução do trabalho. A Emater realizou o estudo de viabilidade e cálculos de dimensionamento, e o IEF, o pré-cadastro de Fomento do Proprietário fornecendo mudas para o reflorestamento e proteção da área da nascente. Todo o trabalho está sob a coordenação e vistoria da Secretaria de Meio Ambiente que também mobilizou os parceiros e a comunidade. Cerca de 70% dos trabalhos já estão concluídos, e, após o término das obras, a Copasa vai realizar a análise físico-quimica e bacteriológica da água para saber se está dentro dos padrões para consumo humano ou se será necessário fazer o tratamento.
Programa Teófilo Otoni Sustentável
Constituído por um grupo de parceiros (secretarias municipais, universidades, órgãos governamentais, empresas, ONG’s, autarquias e voluntários) o Programa Teófilo Otoni Sustentável tem como objetivo básico eleger temas de interesses relevantes para a conservação e preservação de recursos ambientais de nosso município. As ações são voltadas para as necessidades ambientais mais urgentes do município e são eleitos projetos com objetivo de despertar a sensibilização e a consciência da população em relação ao meio ambiente.
Relógio no braço direito ou esquerdo? Especialista desmistifica o mito sobre o lado “certo” para usar o acessório
Há décadas, a questão de qual braço é o mais adequado para usar o relógio de pulso despert…