ES: Estado tem 3 cidades entre as 10 onde mais se matam adolescentes no Brasil
Cariacica, Serra e Vila Velha estão entre os dez municípios brasileiros com maior número de assassinatos de adolescentes. É o que indica o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), divulgado nesta semana pelo governo federal.
Os números são referentes a 2012, mas ainda preocupam população, poder público e lideranças. Para o secretário de Segurança Pública, os números da pesquisa estão defasados e o Estado está trabalhando para mudar este cenário.
“Essa publicação está um pouco defasada em função da base de dados, mas ela aponta para um caminho que o Espírito Santo vem nos últimos anos, que é de recuperação no cenário nacional. Estamos reduzindo o número de mortes. Neste mesmo índice, já ficamos em primeiro lugar, segundo, e agora estamos em quarto”, enfatiza o secretário André Garcia.
Defasados ou não, mortes de adolescentes capixabas ainda continuam frequentes. Na segunda-feira (16), Juan Carlos Sales, de 17 anos, foi assassinado na praia de Itaparica, em Vila Velha, enquanto soltava pipa.
A morte de Juan e de tantos outros jovens será contabilizada no IHA, Índice de Homicídios na Adolescência. Criado em 2007, ele faz parte do Programa de Redução da Violência Letal (PRVL), que tem como objetivo estimar o risco de mortalidade por homicídios para adolescentes entre 12 e 19 anos.
No Estado, o índice apontou o tráfico de drogas como um dos fatores que mais contribuiu para a morte de adolescentes na Grande Vitória. O índice revela, ainda, que o risco de morte entre negros é três vezes maior. Para o presidente do Fórum da Juventude Negra, Lula Rocha, a falta de políticas públicas voltadas para o jovem da periferia reflete no índice negativo.
“As políticas públicas que poderiam mostrar um futuro melhor para nosso Estado ainda não têm a atenção devida dos nossos governantes. Então, a gente acredita que é preciso investir em nossos jovens com políticas específicas nas mais diversas áreas, para superarmos esses índices alarmantes que a gente tem de morte no Espírito Santo”.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…