Home Entretenimento “Riram mais do que eu esperava”, diz Muylaert ao exibir filme em Sundance
Entretenimento - 28 de janeiro de 2015

“Riram mais do que eu esperava”, diz Muylaert ao exibir filme em Sundance

 

“Como é que a pessoa tira o gelo e coloca a forminha vazia dentro do freezer?” A frase é de Val (Regina Casé), a protagonista de “Que Horas Ela Volta?”, que fez sua estreia no Festival de Sundance, nos EUA, neste domingo (25). Mesmo debatendo a relação delicada entre patrões e empregada, o filme tem um tom cômico que foi captado pelo público do evento, no qual o filme compete em uma das principais categorias. “O pessoal riu mais do que eu esperava”, disse a diretora Anna Muylaert.

Val é uma pernambucana que vive na casa dos patrões em São Paulo, onde também ajudou a criar o filho deles, Fabinho (Michel Joelsas). Tudo sai da rotina quando filha da empregada decide sair de Pernambuco e passar uns tempos com a mãe para prestar vestibular. Inteligente, a menina começa a questionar as regras impostas pelos patrões na casa.

Como o filme é muito revelador ao remontar a relação de patrões e empregados, consequência de um período colonial do Brasil, a diretora pensou que o público pudesse não entender, mas pôde ver que a história é universal. “Os negros se identificam, os latinos se identificam, todos se identificam. Essas relações de poder se reproduzem em todos os lugares”, afirmou ela.

O papel de Muylaert em Sundance vai muito além de representar o Brasil na competição. Ela também está em contato com possíveis distribuidores de outros países. “A França e a Itália já se aproximaram para fazer propostas. Foram apenas dois dias de festival, mas esperamos vendê-lo para muitos países.”

Após divulgar o trailer com exclusividade, o site Indie Wire comparou o filme de Muylaert a “Histórias Cruzadas” (Tate Taylor, 2011), em que uma jovem escritora decide expor a relação entre patroas e empregadas nos anos 1960 nos Estados Unidos, quando era comum as empregadas ajudarem a educar as crianças dos patrões, mas não poderem nem usar o banheiro da casa.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…