Home Cidade e Região Espírito Santo Pedro Canário: comerciante doa 40 patos para embelezar lagoa augusto ruschi
Espírito Santo - 28 de janeiro de 2015

Pedro Canário: comerciante doa 40 patos para embelezar lagoa augusto ruschi

 

O comerciante José Carlos Silvério dos Santos, o Prumo, 46 anos, está emocionando centenas de moradores canarienses, turistas e visitantes com uma atitude pra lá de nobre. Ele investiu em janeiro cerca de R$ 2.000,00 na aquisição de 40 patos e gansos, além de alimentos e outros materiais, que foram doados para embelezar a orla da Lagoa Augusto Ruschi, no Centro. O local é frequentemente usado por esportistas e praticantes de caminhadas, que lotam a lagoa em fins de tarde em busca de saúde e bem-estar. Prumo garante que fez o investimento por amor à natureza, mas relata que já foi criticado pela ação e julgado de oportunista. O comerciante relata ainda que procurou a Prefeitura de Pedro Canário através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para solicitar a presença de vigias para cuidar dos animais doados.

Prumo lembrou que, em julho de 2013, ele havia feito a ação pela primeira vez e doou na época cerca de 50 patos, mas, segundo o comerciante, em menos de um mês, os animais tinham sido furtados por vândalos que frequentam o local. Chateado, conta o comerciante, ele procurou – sem sucesso – resgatar os animais roubados. Dessa vez, o comerciante espera que os animais possam ser mantidos com segurança na lagoa. Prumo conta ainda que comerciantes da região estão fazendo doações de frutas, verduras e rações para alimentarem os animais e recentemente a ação foi elogiada pelo juiz Leandro Bernardes da Silveira.

“Faço isso por amor à natureza e à minha terra. E as pessoas ainda acham tempo para me criticar. Muitas pessoas só sabem criticar e destruir a cidade, mas o que elas têm feito para mudar a realidade? Se cada um de nós fizer a nossa parte, teremos feito muito. Ter pensamento positivo sobre o lugar onde mora é o mínimo que o ser humano pode ter” – destacou o comerciante, que lembrou ainda a colaboração do dentista Luiz Sgrâncio em seu trabalho voluntário. Prumo garante que a nova atração da lagoa já foi visitada por mais de mil pessoas entre nativos, visitantes e turistas.

O comerciante oficializará o pedido de apoio ainda essa semana e espera que a prefeitura colabore na instalação de guaritas, quiosques, casebres para animais e contratação de vigias noturnos na Lagoa Augusto Ruschi. O objetivo, aponta o comerciante, é coibir a ação de vândalos e criminosos que frequentemente depredam o patrimônio público e pratica pequenos furtos na cidade. Prumo pretende recorrer ainda à ronda da Polícia Militar e a uma campanha educativa na mídia regional, conscientizando a população sobre a importância da ação social na Lagoa Augusto Ruschi.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…