Home Cidade e Região Espírito Santo ES: Estado também será beneficiado com medicamento 3 em 1 para HIV
Espírito Santo - 21 de janeiro de 2015

ES: Estado também será beneficiado com medicamento 3 em 1 para HIV

 

O Espírito Santo espera receber nos próximos dias o medicamento 3 em 1 para tratamento de pacientes com HIV. O Ministério da Saúde (MS) anunciou na última semana a distribuição da fórmula – que reúne em um só comprimido os medicamentos tenofovir (300 mg), lamivudina (300 mg) e efavirenz (600 mg) – para todos os estados brasileiros.

Atualmente, os três medicamentos são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consumidos separadamente pelos pacientes. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, Sandra Fagundes, os medicamentos possuem alta eficácia na redução da carga viral com melhoria do quadro clínico do paciente e menos efeitos colaterais, por isso são a primeira opção de tratamento para o paciente soropositivo.

Segundo ela, o tenofovir e o efavirenz são usados uma vez por dia, e a lamivudina é administrada 150 mg de 12 em 12 horas. “Esses medicamentos têm que ser tomados em horários rígidos, portanto, o fato de ter os três medicamentos em dose única combinada possibilita a ingestão apenas uma vez ao dia, aumentando assim a adesão ao tratamento por diminuir a quantidade de comprimidos que o paciente toma ao longo do seu dia”, comenta a coordenadora.

Sandra Fagundes salienta que, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, o medicamento 3 em 1 será fornecido inicialmente para pacientes recém-diagnosticados com HIV. Os que já estiverem em tratamento com os três comprimidos fornecidos separadamente continuarão assim até novas orientações do ministério.

Diagnóstico

A coordenadora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids ressalta que todas as pessoas que têm vida sexual ativa devem se submeter ao teste de HIV. É que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápido poderá ser iniciado o tratamento e melhor será a qualidade de vida do paciente.

“Basta a pessoa procurar atendimento nos Serviços de Referência e Assistência Especializada em Aids e Hepatites Virais (SAE). Ela poderá tirar todas as dúvidas e receberá todo o suporte necessário caso receba um diagnóstico positivo”, finaliza a coordenadora.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…