Home Cidade e Região Bahia Teixeira de Freitas: “UPA absorverá 60% da demanda de Pronto Socorro do HMTF”, afirma secretário de Saúde
Bahia - 20 de janeiro de 2015

Teixeira de Freitas: “UPA absorverá 60% da demanda de Pronto Socorro do HMTF”, afirma secretário de Saúde

 

O Governo Municipal de Teixeira de Freitas está realizando uma série de obras para “cuidar” da população. Na lista de prioridades está a Saúde. A Atenção Primária está sendo reestruturada com as reformas de postinhos e construção de 12 Unidades Básicas. Para melhorar o atendimento hospitalar, o Governo Municipal está investindo R$ 2,5 milhões na construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que foi iniciada em novembro e já está com as obras avançadas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Eujacio Dantas, a “UPA absorverá cerca de 60% da demanda de Pronto Socorro do HMTF”, o que contribuirá para um atendimento mais rápido e preciso no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). A UPA é considerada uma unidade de média complexidade ou média urgência, e é preparada para resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, desafogando o Pronto Socorro do HMTF. A unidade de Teixeira terá capacidade para atender mais de 7 mil pacientes por mês, cerca de 250 pessoas por dia, com funcionamento 24h.

A UPA segue o projeto do Ministério da Saúde e conta com salas específicas para diversos tipos de atendimento. A Unidade terá sala de Raio X, laboratório, sala para eletrocardiografia, sala para gesso e imobilização, sala de sutura, farmácia, salas de exame e observação. Além disso, serão mais de 10 leitos. Para quem vai trabalhar lá as notícias também são boas: a UPA terá ala administrativa, copa, refeitório para funcionários, vestiários e quartos de plantão. Uma Unidade realmente pensada para cuidar da população, tanto de quem é atendido, como de quem atende.

“A UPA é uma grande conquista para o povo teixeirense, é uma unidade de importância estratégica por que vai absorver parte da demanda que hoje vai para o Hospital Municipal”, destacou Eujacio. “E não é só por isso, é uma obra de grande qualidade, um equipamento de primeiro mundo onde trabalhará uma equipe qualificada e treinada, a população só tem a ganhar”, finalizou o secretário. A construção da UPA, a reforma dos postinhos e construção das Unidades Básicas – Estratégia de Saúde da Família estão sendo realizadas pelo Governo Municipal, por meio do Governo Federal.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…