Home Cidade e Região Minas Gerais Governador Valadares: nível do rio volta a preocupar e SAAE alerta para necessidade de economizar água
Minas Gerais - 9 de janeiro de 2015

Governador Valadares: nível do rio volta a preocupar e SAAE alerta para necessidade de economizar água

 

 

Não é só São Paulo que tem sofrido com a seca deste ano na região Sudeste. Mesmo em Governador Valadares, que tem o rio em casa, com o aumento do calor e da demanda por água, o abastecimento tem sido motivo de preocupação. Na quarta feira (7) o nível do Rio Doce chegou à marca de 1 cm negativo; nesta quinta-feira (8) esteve em 12 cm positivos, mas, para se ter uma ideia, o normal para esta época do ano, seria a marca de 1m 80 a 3 metros. A falta de chuva tem sido a maior causa do baixo nível do Rio Doce que, em agosto do ano passado, chegou a 29 cm negativos, na medição do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ou seja, abaixo da régua.

Para evitar o desabastecimento, o SAAE tem se desdobrado emmedidas e investimentos para driblar a seca e não deixar a água faltar. Têm sido feitas manobras, ou seja, revezamento na distribuição de água para os bairros. Nos próximos dias, o SAAE vai reforçar a captação. Foram adquiridas duas bombas submersivas que permitem captar água de áreas mais profundas do Rio. As bombas serão instaladas nas Estações de Tratamento de Água (ETA) Central e na do Vila Isa.

“A captação está mais difícil. Como a experiência com a bomba que alugamos em agosto passado foi positiva, conseguimos adquirir uma bomba até mesmo mais potente para continuar fazendo esta ajuda. Vamos montá-la e proporcionar melhorias em toda nossa captação e distribuição.”, explica o Diretor Adjunto do SAAE, Vilmar Rios:

Ele tem acompanhado o problema da seca e volta a pedir que a população economize: “Com o calor a demanda por água cresce muito e a falta de chuva tem deixado o nível do rio muito baixo. É preciso que a população se conscientize e adote as medidas de economia, para que não passemos por desabastecimento. Temos feito tudo o que é possível tecnicamente, mas não sabemos até quando vai a estiagem pouco comum nesta época”, alerta.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…