Home Cidade e Região Minas Gerais Teófilo Otoni: Prefeitura conquista ICMS turístico para 2015
Minas Gerais - 22 de dezembro de 2014

Teófilo Otoni: Prefeitura conquista ICMS turístico para 2015

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Teófilo Otoni garante recursos do ICMS Turístico Estadual. Isso quer dizer que, graças ao trabalho desenvolvido no setor turístico, o município de Teófilo Otoni continuará a receber em 2015 recursos exclusivos do Governo de Minas para serem reaplicados no turismo local. Para que tal conquista fosse mantida, foi necessária uma série de investimentos em sensibilização, mobilização e ações no segmento turístico de Teófilo Otoni.

O primeiro passo dado, por determinação do prefeito Getúlio Neiva, foi à reestruturação total da política municipal de turismo que há anos não estava sendo cumprida. Isso incluiu a reativação do Conselho Municipal de Turismo, a reformulação do Plano Municipal de Turismo e ativação do Fundo Municipal de Turismo- Fumtur, com repasses constantes sendo utilizados em ações em prol do turismo local. Somente em 2014, Teófilo Otoni ganhou pela primeira vez um cartaz com o calendário de eventos do município e um guia turístico impresso em português e inglês, ambos distribuídos em toda a rede hoteleira e nos principais pontos de fluxo de visitantes da cidade, como o Mercado Municipal e a Feira Permanente de Artesanato Mineral.

Também neste ano foi realizado o primeiro curso de capacitação para condutores de visitantes, os populares guias de turismo. A intenção é que esses profissionais venham a prestar os serviços de guia nas principais atrações locais para os turistas que estão na região. A organização e a divulgação das informações sobre o turismo de Teófilo Otoni também foram priorizadas, através da criação de uma área exclusiva para o turista no site da Prefeitura, que só foi possível graças à confecção do primeiro inventário da oferta turística local. Este último, um levantamento padrão do Ministério do Turismo que reuniu todas as informações dos setores envolvidos com o turismo do município. Outra ação que gerou um banco de dados permanente foi o inventário fotográfico de Teófilo Otoni. Trata-se de um registro de imagens feitas por um fotógrafo profissional de todas as principais atrações turísticas locais.

Para Giovani Cota, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Coordenação de Gestão, pasta que responde pelo turismo  “ainda há muita coisa a ser feita nesta área, mas, o principal, é que todas as ações só terão melhores resultados se todos os envolvidos com o setor estiverem conscientes de que Teófilo Otoni tem potencial turístico e assim, começarem a agir mais articulados e em rede. O que estamos fazendo é organizar e distribuir as informações, qualificar os atores e, preparar o município e suas atrações para receberem melhor os turistas. Contudo, o produto final quem entrega são sempre  pessoas que aqui vivem, uma vez que este é um setor essencialmente de prestação de serviços. ”pontuou Giovani.

Já para Bruno de Sá, turismólogo da prefeitura que coordena as políticas públicas de turismo para o município “O despertar da consciência turística em todos aqueles que trabalham no segmento tem sido fomentado a todo instante por parte do poder público, seja através de ações concretas ou no estímulo da participação dos principais envolvidos no setor turístico local. É preciso, no entanto, que cada um assuma o seu papel de protagonista e a sua responsabilidade para fazer amadurecer essa criativa e economicamente próspera indústria que Teófilo Otoni já contempla há algum templo e, tem possibilidade de desenvolver ainda mais” Finalizou Bruno.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…