Home Cidade e Região Bahia Mucuri: três candidaturas disputam amanhã a presidência da câmara de vereadores.
Bahia - 9 de dezembro de 2014

Mucuri: três candidaturas disputam amanhã a presidência da câmara de vereadores.

 

Acontecerá nesta terça feira pela manhã no plenário da câmara de vereadores de Mucuri a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2015/2016, como estará à casa a partir do dia 1º de janeiro de 2015 dependerá muito do resultado que definirá o vencedor e futuro presidente nesta terça feira. Três candidaturas resistem heroicamente às muitas falácias e reuniões de bastidores, haja vista que as informações dão conta de uma articulação muito bem feita pelo atual presidente José Mendes em torno de sua manutenção no cargo o que já teria previamente o definido como vencedor. As outras candidaturas são dos vereadores Jair Gustavo e Célio pebas.

Mesmo com a provável manutenção do cargo de presidente articulado pelo atual gestor da casa José Mendes, algumas leituras ainda podem ser feitas, e muitas definições futuras poderão começar a serem desenhadas mediantes aos votos de cada vereador. Portanto muitos são os prováveis cenários políticos que estarão postos a depender do nome que estará à frente do legislativo Mucuriense em 2015, a redação do NOTICIA 10 fez alguns levantamentos, filtrou e fez a triagem de diversas informações e apresenta quatro possíveis cenários para a política Mucuriense a partir da eleição da presidência da câmara de vereadores, veja:

zé do boi

Cenário 1: manutenção da presidência pelo atual gestor José Mendes, este cenário é o que está praticamente posto, bastando praticamente iniciar a seção de votação. Com os votos certos da bancada do PMDB na casa que conta com três votos, com o apoio dos vereadores Saulo e Sargento Orlando, ambos da base aliada do prefeito Paulinho de Tixa e com uma provável divisão na base dos seus adversários pelo cargo de presidente, José mendes caminha de forma confortável para uma quase certa reeleição.

chapa oposição

Cenário 2: União dos vereadores Jair Gustavo e Célio Pebas em torno de uma só candidatura de oposição. Com esse remoto mais ainda provável cenário independente do nome indicado a candidatura se firmaria como uma forte oponente uma vez que além de contar com os votos do conhecido “quarteto fantástico” (Jair Gustavo, Célio Pebas, Hélio da Fisioterapia e Sérgio da Colônia) poderia receber uma importante ajuda externa, a do deputado eleito Carlos Robson, possibilitando se somar aos quatro ao voto do vereador Nego da Embasa. Com este cenário posto os votos do PSC (vereadores Edson Matos e Carlos Brito) seriam os votos considerados fieis da balança, porém favorecendo o atual presidente haja vista a forte ligação desses vereadores com o atual Presidente José Mendes.

mucuri

Cenário 3: enfraquecimento do bloco de vereadores que representam a sede do Município. Este é o único cenário é inevitável. Desde que se findaram as apurações das eleições de 2012 se tinha uma certeza, Mucuri dessa vez fará o presidente da câmara, afirmativa previsível face ter elegido sete dos treze vereadores da nova conjuntura da câmara, e assim foi. Agora esse mar de calmarias parece chegar ao fim, mesmo que as candidaturas de Jair Gustavo e Célio Pebas não vinguem, Mesmo que José Mendes se reeleja, o fato é que Mucuri não mais depende de si para continuar com a presidência da casa.

os coringas

Cenário 4: o surgimento dos três coringas. Como irão se portar os três vereadores que em tese definirá quem ocupará o cargo de novo presidente da câmara de vereadores de Mucuri? Por um lado temos um “solitário” vereador, cuja eleição se deu pela oposição ao prefeito Paulinho de Tixa, mais que já se mostrou estar pronto para ser útil ao prefeito, enfrentando um dilema, fazer a manutenção da cadeira de vereador em 2016 ou ser o instrumento de viabilidade de um projeto oposicionista operado no município por Fernando Santa Marta e pelo deputado Eleito Carlos Robson?

Do outro lado estão os vereadores do PSC, Edson matos e Carlos Brito, esses sempre orientados pelo presidente do partido e ex-vereador Elvacir Venâncio. Como irão votar os vereadores do PSC até agora é uma incógnita, porém uma ambição já anunciada por Elvacir Venâncio de ampliar sua bancada nas próximas eleições pode ser a chave do mistério, qual das candidaturas postas teria o perfil de possibilitar uma provável cadeira a mais para o PSC em 2016? Ao se posicionarem nesta quinta feira os vereadores Edson Matos e Carlos Brito estarão publicitando a qual custo se faz alianças para ser presidente da Câmara de vereadores em Mucuri.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…