Home Cidade e Região Minas Gerais Teófilo Otoni: Realizada mais uma reunião do Plano Municipal de Saneamento Básico do município
Minas Gerais - 2 de dezembro de 2014

Teófilo Otoni: Realizada mais uma reunião do Plano Municipal de Saneamento Básico do município

 

Foi realizada , mais uma reunião ordinária dos Comitês de Execução e Coordenação do Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Teófilo Otoni. Essas reuniões, realizadas todas as semanas, reúnem os representantes das instituições que tem assento nos dois comitês para avaliar os produtos gerados pela SHS, empresa que ganhou a licitação do Plano Municipal. Esses produtos apresentam, em cada etapa, o diagnóstico dos 4 eixos do saneamento básico que são: a drenagem de águas pluviais; tratamento e disponibilidade de água; tratamento e destinação correta de esgoto e coleta e destinação final de resíduos sólidos urbanos.

Essas reuniões ocorrem de modo que seja possível acompanhar a qualidade e os dados ali fornecidos quando é feita a aprovação para que a empresa possa receber os recursos da Caixa Econômica Federal. Também é o momento em que é criado o ambiente para ampliar a discussão com a população nas audiências públicas.

A próxima audiência Pública do PMSB vai acontecer no dia 12 de dezembro próximo, na Câmara de Vereadores, a partir das 17 horas quando todas as instituições devem estar ali representadas e a comunidade está convidada a comparecer. Durante a audiência é propiciado um momento em que a população tira as suas dúvidas e informa os problemas vivenciados em relação aos quatro eixos, da região em que mora. O Plano Municipal abrange as áreas urbana e rural, sendo um planejamento para os próximos 30 anos.

Durante esse período é que vão surgir os mecanismos para a própria licitação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos; para a discussão e recuperação do lixão; uma licitação para a construção do aterro sanitário; uma usina de triagem e compostagem e a captação de recursos junto ao governo estadual e governo federal para a área de saneamento básico. De acordo com Bruno Balarini, Coordenador de Relações Institucionais do município: “a audiência pública é um momento único na história de Teófilo Otoni quando vai se criar a oportunidade de a população discutir com o poder público, um Plano que atenda em curto, médio e longo prazos à população, favorecendo a qualidade de vida das pessoas. Para Balarini, a participação de populares ainda é muito “tímida” e é preciso que as pessoas participem de forma efetiva. “Só assim saberemos quais as demandas de cada região e quas as ações devem ser propostas”, enfatizou.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…