Home Segurança pública Polícia Porto Seguro: operação prende maior nome do tráfico do sul da Bahia em São Paulo.
Polícia - 5 de novembro de 2014

Porto Seguro: operação prende maior nome do tráfico do sul da Bahia em São Paulo.

 

Um dos criminosos mais procurados da Bahia foi preso numa operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil baiana nesta terça-feira (4) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Apontado como líder de uma facção criminosa chamada MPA (Mercado do Povo Atitude), que, segundo a polícia, seja ligada ao PCC (Primeiro Comando da Capital) e atua, principalmente, no tráfico de drogas, André Márcio de Jesus, 29, foi preso ainda dentro da aeronave.

Segundo a polícia, o traficante não resistiu à prisão e tentou ludibriar os policiais apresentando documento falso. O avião em que ele estava havia partido de Aracaju (SE) na manhã desta terça, com destino a Guarulhos.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou, por meio de assessoria de imprensa, que ele não foi ouvido ainda, o que ocorrerá nesta quarta-feira (5), assim que chegar a Salvador, possivelmente na presença de algum advogado. Por enquanto, ele está sem advogado constituído, informou a secretaria.

Conhecido no mundo do crime pelos apelidos de “Buiú” ou “Padaria”, André Márcio estava sendo procurado há três anos e fazia parte do “Baralho do Crime” da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, criado para divulgar fotos e informações sobre criminosos procurados. Ele era o “Ás de Copas”.

André Márcio atuava em todo o sul do Estado, sobretudo em Porto Seguro, onde, em 2011 comandou uma ação criminosa que deixou a cidade em terror: com ajuda de comparsas, pôs fogo em quatro ônibus coletivos e apedrejou outros dois.

Segundo a polícia, André Márcio deverá ser levado ainda hoje para a Bahia. Além do crime de tráfico, ele responde também por diversos homicídios contra traficantes rivais. Pela sua periculosidade, André Márcio deverá ser levado para algum presídio federal.

Com a prisão de André Márcio, a polícia espera reduzir os índices de criminalidade em Porto Seguro, que no Mapa da Violência 2014 aparece como a 10ª cidade mais violenta do Brasil (entre municípios com mais de 10 mil habitantes), tendo a taxa de homicídios chegado a 115,5 por cada 100 mil habitantes, quando o aceitável pelas Nações Unidas é de 10 homicídios para cada 100 mil moradores.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…