Colatina: aluna da rede municipal está entre os 500 finalistas da olimpíada de língua portuguesa
As escolas municipais de Colatina, estarão representadas na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, pela aluna Luana Matias, assessorada pela professora da EMEF “Maria da Luz Gotti”, Teresa Dias. Luana é uma das 500 semifinalistas da Olimpíada.
Ambas participarão da etapa regional que acontecerá em uma das capitais brasileiras. Em breve a organização da OLP informará sobre datas e local onde será dinamizada esta atividade. A aluna participa com o poema cujo título é: “Princesinha do Norte”.
Começou no dia 25 de setembro e prossegue até 10 de outubro o trabalho de seleção de textos semifinalistas da Olimpíada 2014. Nos 26 Estados e no Distrito Federal, comissões julgadoras leem e escolhem os textos que representarão cada Unidade da Federação nas etapas regionais do programa que escolherão, por sua vez, os finalistas (veja abaixo a tabela com as datas em que se reúnem todas as comissões).
Serão selecionados 500 textos, 125 por categoria, garantindo que cada Estado brasileiro e o Distrito Federal tenham, no mínimo, um representante em cada um dos quatro gêneros. O número total de vagas de cada Estado para a semifinal da Olimpíada depende do número de textos enviados para a etapa municipal.
Até o dia dois de outubro, dezesseis Estados já tinham feito suas escolhas. Assim que o responsável pela Olimpíada no Estado conclui e registra a ata da comissão julgadora no Portal da Olimpíada, uma mensagem via e-mail é enviada automaticamente para as escolas que tiveram textos de alunos selecionados. A mensagem vai para o e-mail cadastrado pela própria escola por ocasião da inscrição no programa. O Portal Escrevendo o Futuro também publicará os nomes dos selecionados, junto a seus professores, escolas e cidades logo após encerrados os trabalhos de todas as comissões.
A etapa regional da Olimpíada terá início na última semana de outubro e se estenderá até 19 de novembro. Ela acontece em uma capital brasileira e reúne durante dois dias alunos, professores e equipe da Olimpíada para realizar atividades de formação conjuntas além da reescrita do texto.
Todos os custos com a viagem e hospedagem são realizadas pela organização do programa que também disponibiliza uma equipe de monitores para acompanhar e auxiliar professores e estudantes 24 horas por dia. Nos próximos dias, as escolas que tenham alunos e professores selecionados serão contatadas pela equipe da Olimpíada e receberão todas as orientações sobre essa próxima etapa.
Para a Coordenadora da OLP, em âmbito municipal, professora Camila dos Reis Iglesias Pazolini, as perspectivas são as melhores. “A expectativa é a melhor possível, para que consigamos avançar para a etapa final da OLP. Esta é a primeira vez que o município de Colatina chega à etapa semifinal da Olimpíada”, afirma Camila.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…