São Mateus: Comitê debate currículo e educação escolar quilombola.
Esta semana, membros do Comitê Estadual de Educação Escolar Quilombola e Reestruturação do Plano de Ação de Educação Escolar Quilombola reuniram-se em São Mateus, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Entre outros assuntos abordados, o grupo enfocou os debates na relação entre currículo e educação quilombola.
Participaram da reunião setorial do Comitê representantes das secretarias municipais de Educação de São Mateus, Conceição da Barra e Ibiraçu, das superintendências regionais de Educação de São Mateus e de Linhares, da Secretaria Estadual da Educação (Sedu), do Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A reunião abrangeu temas como as especificidades das escolas quilombolas, projeto político-pedagógico, participação das comunidades locais, educação profissional, entre outros. Os municípios de São Mateus, Conceição da Barra e Ibiraçu são os que mais têm escolas quilombolas. “Precisamos nos aproximar mais da temática quilombola, criar identidade nessas escolas e valorizar esse grande patrimônio, que é a cultura, a arte e todas as suas características” – definiu José Roberto Gonçalves de Abreu, secretário municipal de Educação de São Mateus e representante da Undime no Comitê.
A gerente de Educação do Campo da Sedu, Mariane Berger, avaliou positivamente o encontro: “A educação quilombola é uma modalidade e reconhecemos a importância dela. Devemos levar em conta sua cultura, suas especificidades, num documento que dialogue com essa identidade, para a preservação da cultura e contra o racismo”.
A procuradora da República do MPF-ES, Walquíria Imamura Picoli, explicou que a entidade “tem o papel de acompanhar a discussão, fiscalizando a proposição de políticas públicas”.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…