Home Entretenimento “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” é escolhido para representar Brasil no Oscar
Entretenimento - 18 de setembro de 2014

“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” é escolhido para representar Brasil no Oscar

 

O longa “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (Brasil, 2014), do diretor Daniel Ribeiro, conta a história de Leonardo, um garoto cego de 15 anos, interpretado por Guilherme Lobo, que procura ser independente em uma sociedade superprotetora. O jovem estudante do ensino médio se apaixona pelo amigo Gabriel, ao mesmo tempo em que desperta sentimentos pela colega Giovana. O filme venceu o prêmio da crítica na última edição do Festival de Berlim. Estreia em 10 de abril Leia mais Reprodução

O filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, do diretor paulistano Daniel Ribeiro, foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2015. O Ministério da Cultura escolheu o longa como candidato brasileiro ao prêmio de filme estrangeiro. A última vez que um filme nacional disputou essa estatueta foi em 1999, quando “Central do Brasil”, de Walter Salles, foi finalista ao lado de “A Vida É Bela”, do diretor Roberto Benigni.

Daniel Ribeiro, que está em temporada na Austrália, disse que é uma honra ser selecionado entre tantos filmes bons. “O Brasil vive um momento muito histérico com discussões de diversidade sexual. Parece ser o momento em que o Brasil quer tocar nessa temática”, falou o diretor. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, que fez o anúncio do indicado em evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, disse que o longa tem linguagem universal. “É um filme muito sensível e pode trazer muitas vitórias”, disse ela.

Escolhido entre 18 candidatos por uma comissão do Ministério da Cultura, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que receberá sugestões de vários países, e somente em janeiro revelará os cinco filmes finalistas à estatueta de produções estrangeiras. A cerimônia de premiação do Oscar 2015 está marcada para 22 de fevereiro.

O filme conta a história de Leonardo, um garoto cego de 15 anos, interpretado por Guilherme Lobo, que procura ser independente em uma sociedade super-protetora. O jovem estudante do ensino médio se apaixona pelo amigo Gabriel (Fabio Audi), ao mesmo tempo em que desperta sentimentos pela colega Giovana.

“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, vencedor do prêmio da crítica no Festival de Berlim, fez uma forte campanha nos Estados Unidos com a distribuidora Strand Releasing e vai entrar em cartaz, em circuito comercial, no dia 7 de novembro em Nova York e Los Angeles. No Brasil, o filme estreou em poucas salas mas reuniu, em pouco mais de quatro semanas, 167 mil espectadores. Até este mês, foi visto por 189 mil pessoas, segundo dados do site Filme B.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…