Em “Rio, Eu te Amo”, Montenegro vive mulher libertária, diz Waddington
Com um time de 11 diretores brasileiros e estrangeiros, “Rio, Eu te Amo”, o terceiro filme da franquia “Cities of Love”, estreia nesta quinta (11), e mostra a atriz Fernanda Montenegro em um papel inusitado: uma moradora de rua que decidiu por um jeito “libertário de viver a vida”, definiu Andrucha Waddington, o diretor de um dos segmentos que integram o longa.
“Esta foi uma história que ouvi no bar de alguém que encheu o saco de prestar contas à sociedade. Era de uma figura lendária. Me contaram essa história há uns 10 anos e fiquei com a ideia de fazer um filme”, comentou o cineasta em entrevista coletiva nesta segunda (8).
Andrucha admitiu que, quando foi contatado pela produção para contar uma história de amor sobre o Rio, durante quatro meses ficou sem saber o que fazer. “As histórias escolhem a gente, e aquela ficou na minha cabeça e nunca tinha virado roteiro. A gente pesquisou mais de 100 moradores de rua e muitos diziam que não queriam voltar para casa. A rua tem uma magia sobre quem passa a morar nela e me fez constatar que aquela história não era absurda”, afirmou.
Para protagonizar a moradora de rua, Waddington escolheu nada menos que Fernanda Montenegro. Contracenando com ela, está o comediante Eduardo Sterblitch, que viveu o neto da personagem.
“Ela simplesmente era um pessoa que encheu o saco e decidiu ter um modo anárquico e libertário de viver a vida. Todo mundo tem direito de viver da maneira que quiser. Essa foi minha premissa. Desde o princípio, pensei nos dois, Fernanda e Eduardo. Ela, uma velha que estava sem ver o neto há uma década. E os dois se reencontram. Ela mostra que é feliz daquele jeito. O grande barato era o espanto do neto ao acreditar na avó. É uma história de amor da mulher, da forma completamente anárquica que vive e um reencontro desses dois familiares”, disse.
Para Sterblitch, atuar com Fernanda Montenegro foi mais que um “presente”. “A minha intenção foi só passar a bola certa e ela fazer o gol muito bem. Foi um orgulho grande”, disse.
Na coletiva realizada nesta segunda, na casa de shows Miranda, no Rio, estiveram presentes dois diretores estrangeiros que vieram exclusivamente para o lançamento no Rio: a libanesa Nadine Labaki e o mexicano Guillermo Arriaga. Também estava presente o brasileiro Carlos Saldanha, internacionalmente conhecido por animações como “A Era do Gelo” e “Rio”, além de um total de quase 20 pessoas, entre produtores, cineastas e atores, que formaram a mesa para conversar com a imprensa.
“Rio, Eu te Amo” conta histórias de amores passageiros, eternos, em crise, amargos ou repletos de ternura. Para celebrar o amor no Rio, o longa reúne 26 estrelas nacionais e internacionais, entre elas Fernanda Montenegro, Wagner Moura, Vincent Cassel, Jason Isaacs, Cláudia Abreu, John Turturro, Emily Mortimer, Marcelo Serrado, Harvey Keitel e Vanessa Paradis.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…