Home Cidade e Região Minas Gerais Teófilo Otoni: Prefeitura investe em mapeamento de áreas de risco
Minas Gerais - 7 de julho de 2014

Teófilo Otoni: Prefeitura investe em mapeamento de áreas de risco

 

Conhecer as áreas de risco em Teófilo Otoni é urgente para a Prefeitura realizar obras que evitem desastres com deslizamentos e desabamentos, principalmente em época de grande volume de chuva. Um trabalho aprofundado de pesquisa está sendo realizado na cidade para identificar quantas são as famílias que estão concentradas nessas áreas. Os técnicos do GeoEvi realizam pesquisas em vários bairros para conhecer a situação das moradias na cidade. Todo o trabalho está sendo acompanhado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Segundo o geógrafo Getúlio Silva, as informações colhidas pelas pesquisadoras visam somente conhecer quantitativamente as pessoas que estão em situação de risco. “A pesquisa não colhe dados pessoais, somente precisamos saber como está o risco geológico do local, como está a situação das residências e quantas pessoas estão naquela situação”.

O trabalho é dividido em três etapas: cadastro, relatório técnico e mapas de áreas de risco. Assim será possível conhecer e decidir qual é a intervenção mais correta para aquele local: construção de rede de drenagem, rede de contenção pluvial, etc.

As áreas de trabalho foram delimitadas pelo Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), em 2012. A demanda gira em torno de três mil e quinhentas residências. Essa primeira fase vai durar dois meses e meio, dependendo do crescimento urbano de 2012 para cá. É importante esclarecer que todas as pesquisadoras do projeto estão uniformizadas e devidamente identificadas.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…