Home Cidade e Região Bahia Itabatan: Rádios ilegais interferem no sinal da TV aberta e de telefonia móvel
Bahia - 6 de maio de 2014

Itabatan: Rádios ilegais interferem no sinal da TV aberta e de telefonia móvel

Itabatan: Rádios ilegais interferem no sinal da TV aberta e de telefonia móvel

Os moradores de Itabatan, município de mucuri, há mais de trinta dias vêm reclamando de interferência no sinal da TV aberta pelas emissoras ilegais de rádio (rádios piratas) existentes tanto em Itabatan quanto em Posto da Mata, já no município de Nova Viçosa. O problema da interferência estaria também chegando aos usuários do serviço de telefonia móvel da operadora VIVO, onde desde o período do carnaval oferta de forma não satisfatória seus serviços na região.

As insatisfações se agravaram nos últimos dias uma vez que a programação das emissoras de rádio ilegais (rádios piratas) vem ocupando quase que todos os canais de TV aberta disponíveis em Itabatan, privando diversas pessoas de terem o acesso à grade de programação ofertada por essas emissoras de TV. Sempre notável nos conhecidos horários de “pico” os “chupacabras” ou chiados vem sendo cada vez mais frequentes nas ligações originadas do município de Mucuri por linhas habilitadas pela operadora de telefonia móvel VIVO.

Para o senhor Jairo Lemos, morador do Bairro Cidade Nova em Itabatan essa situação tem gerado um enorme desconforto para a sua família que não possui antena parabólica nem TV por assinatura. Com duas crianças em casa a diversão e o entretenimento matinal ficavam por conta dos desenhos animados que agora foram substituídos por chiados ou a má qualidade da programação das rádios ilegais (rádios piratas) “quem tem criança pequena em casa vai me entender, a hora do desenho é sagrada, é quando as mães mantem os filhos entretidos para fazer as tarefas do lar, com essa interferência fica difícil” disse.

Para o diretor e jornalista da Rádio 3 Corações Fm de Itabatan, a falta de fiscalização e as vezes o sentimento de impunidade vem fazendo com que mais situações como essas possam ser diagnosticadas. “nós da aqui da emissora temos uma política de não fazermos nenhuma denúncia, a Anatel (órgão fiscalizador de telecomunicações) vem apreende os equipamentos, indicia o responsável e duas horas depois ele está com outra rádio numa outra frequência, infelizmente” finalizou.

Procurado por nossa reportagem, o promotor de justiça da comarca de Mucuri Thiago ALbani falou por telefone, disse até aquele momento desconhecer tais situações, até porque nenhuma denuncia neste sentido havia chegado até o ministério público, mais que mesmo assim estaria atento para essas anormalidades. Vale lembrar que Thiago ALbani é o promotor que vem provocando uma série de punições as prestadoras de serviço na região pela má qualidade na oferta dos seus produtos, como COELBA, EMBASA e a própria VIVO, que teve as suas licenças para habilitar linha de telefonia móvel em Nova Viçosa e Teixeira de Freitas  temporariamente suspensas.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…