ES: SEBRAE juntamente com os municípios do Norte Capixaba criam selo da Carne de Sol
Por iniciativa do SEBRAE Espírito Santo e com o SEBRAE Nacional, está em trâmite o processo do selo da Carne de Sol no Extremo Norte Capixaba envolvendo o município de Pinheiros, Mucurici, Montanha e Ponto Belo. O SEBRAE contratou a INOVATES – Instituto de Inovação e Tecnologias Sustentáveis – para fazer a avaliação e o processo de reconhecimento dessas regiões que são produtoras da Carne de Sol.
O processo dos trâmites iniciou em Março de 2013 e tem previsão para encerrar em Abril deste ano, no qual se dará o protocolo dos documentos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão que é responsável pela análise e chancela das IGs no País. A IG – Indicação Geográfica – tem o objetivo de levar às cidades que têm tradições típicas de sua região, a um destaque de abrangência nacional, assim como as Paneleiras de Goiabeiras, o Granito de Cachoeiro de Itapemirim e o do Cacau do Vale do Rio Doce que tem destaque nacional e até reconhecimento internacional.
O projeto da Indicação Geográfica da Carne de Sol vem sendo desenvolvido com os açougueiros da região e também conta com a participação de membros do Poder Público de cada município. Os trabalhos envolvem a realização do levantamento histórico cultural que comprove a notoriedade do território, o desenvolvimento do regulamento de produção e do sistema de controle com os açougueiros, a delimitação da área autorizada de produção e comprovação de residência e atividade dos produtores.
Um ponto forte do projeto foi à criação da Associação dos Produtores de Carne Sol do Extremo Norte Capixaba, a APENC que congrega os açougueiros produtores de carne de sol nos quatro municípios do extremo Norte Capixaba.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…