Home Cidade e Região Bahia Teixeira de Freitas: “Melhor em casa” atenderá pacientes
Bahia - 7 de abril de 2014

Teixeira de Freitas: “Melhor em casa” atenderá pacientes

 

A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da sua Secretaria Municipal de Saúde, lançou na manhã de quinta-feira (03) o Melhor em Casa, Programa de Internação Domiciliar ligado ao SUS/Ministério da Saúde, que vai possibilitar que os teixeirenses tenham atendimento médico no conforto de seus lares. A cerimônia aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e foi presidida pelo prefeito João Bosco Bittencourt.

Sob a temática “ A Segurança do Hospital no conforto do seu lar”, a atenção domiciliar consiste numa modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.

A Atenção Domiciliar é regulamentada pelo Ministério da Saúde por meio da portaria 2.527/11 e, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), está organizada em três modalidades a partir da caracterização do paciente cuidado e do tipo de atenção e procedimentos utilizados para realizar o cuidado dos mesmos, chamados de AD, sendo:

AD1: destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, que necessitam de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde.

AD2: destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuos, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção.

AD3: A modalidade AD3 destina-se aos usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, com necessidade de maior frequência de cuidado, recursos de saúde, acompanhamento contínuo.

“Pesquisas indicam que 30% das pessoas internadas nos hospitais poderiam ser atendidas ambulatoriamente”, comentou o secretário municipal de Saúde Eujácio Dantas durante a solenidade de lançamento.

O atendimento do Melhor em Casa se dá por uma equipe multiprofissional, dotada de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico e assistente social. Além da assistência integral e tratamento humanizado, o programa contribuirá para que a demanda no Hospital Municipal seja diminuída, otimizando o trabalho lá executado.

Além das autoridades citadas, também estiveram presentes o chefe de gabinete Claudio Guaraná; Paulo Costa, da Comunicação da Prefeitura; a secretária de Habitação Erlita de Freitas; os secretários de Segurança com Cidadania Bartolomeu Calheiros, de Meio Ambiente Arnaldo Ribeiro; o diretor de Cultura/Secretaria de Educação Ramiro Guedes. Representando o Legislativo, o vereador-presidente Ronaldo Cordeiro, e os vereadores Aguinaldo, Ailton, Miro, Domingos, Ailson, Adriano, Gilberto, Juvenal, Edinaldo e Oneidi.

Para aderir ao componente Atenção Domiciliar da Rede de Atenção às Urgências, a Prefeitura de Teixeira de Freitas encaminhou ao Ministério da Saúde o Detalhamento do Componente Atenção Domiciliar do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências e o Projeto de Implantação da Atenção Domiciliar. O Detalhamento do Componente Atenção Domiciliar do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências foi aprovado por resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…