Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares: Centenário de Caboclo Bernardo: prefeitura fará réplica da medalha dada ao herói
Espírito Santo - 29 de março de 2014

Linhares: Centenário de Caboclo Bernardo: prefeitura fará réplica da medalha dada ao herói

 

Em 2014 é comemorado o centenário da memória do herói linharense Caboclo Bernardo. Para celebrar a data, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Cultura, resgatará a medalha de ouro recebida por Bernardo por seu ato heroico. Nascido em 1859, Caboclo Bernardo só viria a se tornar conhecido no ano de 1887. Em 7 de setembro daquele ano, após bater na ponta sul da barra do Rio Doce, o navio Imperial Marinheiro caminhava para o naufrágio. Bernardo salvou 128 dos mais de 140 tripulantes.

Por seu ato de bravura, Caboclo Bernardo recebeu uma medalha humanitária de 1ª classe do Império Brasileiro a pedido da Marinha nacional. A condecoração aconteceu em 6 de outubro do mesmo ano. A medalha era de ouro maciço, medindo 2,5 centímetros de diâmetro e 3 de espessura, e veio gravada com a data 8 de setembro de 1887, fato curioso, já que deveria conter a data do ato heroico. Símbolo do heroísmo de Caboclo, a medalha se perdeu na história.

“Percebemos a falta desse importante elo na história do nosso herói”, afirma o secretário de cultura, Roberto Cordeiro. “Nem nos livros que falam sobre Caboclo Bernardo há imagens da medalha. Precisamos resgatar este símbolo”, defende. Com a ajuda do Departamento de Patrimônio Histórico e Acervo da Marinha, a Prefeitura de Linhares está produzindo uma réplica da medalha de Caboclo Bernardo com base em uma da mesma época. Até mesmo o registro da data 8 de setembro será mantido.

A réplica será mantida como relíquia do município de Linhares e será apresentada durante a tradicional Festa de Caboclo Bernardo, que acontece sempre em junho, mês da morte do herói.  “É importante valorizar um herói que salvou vidas. É uma maneira de manter as raízes linharenses vivas para as novas gerações. Isso, se lembrado sempre, irá cada vez mais fazer parte de nosso DNA histórico”, conclui Roberto Cordeiro.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…