Home Segurança pública Polícia ES: Preso na Serra homem apontado como um dos maiores hackers do Brasil
Polícia - 24 de março de 2014

ES: Preso na Serra homem apontado como um dos maiores hackers do Brasil

 

Usando mais de 15 nomes diferentes, um hacker, que estava na lista dos mais procurados do país, foi preso em Nova Almeida, na Serra, nesta sexta-feira (21). Hinácio Silveira Duarte, de 41 anos, é acusado de fazer parte de uma quadrilha que praticava crimes pela internet e estaria planejando atacar sites do Governo Federal. Hinácio era procurado por diversos crimes de estelionato nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Ele é acusado de roubar dados de clientes de empresas públicas e privadas, além de hackear bancos e a fraudar a Previdência Social.

Entre os principais crimes cometidos pelo hacker está a venda de passagem aérea, que era articulado através de uma página do Facebook. As passagens eram compradas com dados de cartões de crédito que eram fraudados e repassados ao nome da pessoa que se apresentaria na hora do embarque.

“Além de saber fazer documentos públicos falsos, ele começou a descobrir o mundo virtual e aí sim formou uma quadrilha de nível nacional. Em cada estado brasileiro há cinco pessoas especificamente para cometer diversos crimes: vendas de passagens aéreas de forma ilícita, onde a pessoa ganha 35% através de um clube de compras; desvio de dinheiro de bancos; compra de carros com documentos falsos; compra de aparelhos eletroeletrônicos com uso de cartões de créditos desviados”, apontou o delegado Fabrício Dutra, da Delegacia de Crimes Eletrônicos.

Junto com Hinácio ainda foram apreendidos uma televisão, três computadores e uma impressora. O alto estilo de vida, regado à muitas viagens e carros de luxo foi uma das pistas para se chegar até ele. “Segundo suas próprias declarações, ele gosta de viver no luxo, com carros, dinheiro. É o estilo de vida que ele pretende viver”, ressaltou o delegado. A polícia também investiga a ligação de Hinácio com um grupo conhecido como “Anonimous”, que teria solicitado ajuda ao hacker para acessar alguns sites governamentais.

“Eles estavam prevendo, para os próximos meses, um ataque a sites do Governo Federal. Nós detectamos isso ontem [quinta-feira] no Facebook, através de uma pessoa, em Brasília, que trabalha em um órgão público, chamando para que eles pudessem fazer esse ataque. Estamos trabalhando esse fato agora com uma certa reserva, para que a gente possa esclarecer melhor os fatos”, declarou Fabrício Dutra.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…