Home Cotidiano Tecnologia ES: Vitória recebe 100 câmeras de vídeo monitoramento
Tecnologia - 24 de março de 2014

ES: Vitória recebe 100 câmeras de vídeo monitoramento

 

Mais uma entrega de câmeras de vídeo monitoramento foi realizada neste sábado (22), no bairro Jardim da Penha. No total, são 100 câmeras destinadas ao município de Vitória. A vigilância tecnológica nas ruas faz parte do projeto que integra as ações do Programa Estado Presente, uma das prioridades do Governo do Espírito Santo.

camera vitóriacamera vitória2

 O governador Renato Casagrande destaca que os novos investimentos fazem parte do desafio na segurança pública. “Hoje nós temos um grande problema que é reduzir os crimes de proximidade, maioria no nosso Estado. Temos que fazer uma reflexão sobre a nossa tolerância no dia a dia. Não podemos só querer paz nas ruas, se dentro de casa não somos flexíveis, amorosos e pacientes com a esposa, com os familiares. A nossa parte estamos fazendo, com os investimentos, que em 2014  são os maiores da história da segurança pública. Estamos contratando mais de quatro mil policiais civis, militares e bombeiros. Esse é o nosso foco após a criação do Programa Estado Presente. E essas novas câmeras vão ajudar a reduzir ainda mais a criminalidade no Espírito Santo”, disse.

No total, são 1.000 câmeras de vídeo monitoramento que serão entregues em 19 municípios do Estado. Um investimento de R$ 41 milhões. O secretário de Segurança, André Garcia, enfatizou que a instalação das câmeras é um mecanismo importante para a prevenção de crimes. “A redução dos índices de criminalidade nas vias públicas com áreas monitoradas é grande. Essa é uma importante ferramenta para prevenir e solucionar crimes. O trabalho é realizado em parceria com os municípios na prevenção e combate à violência. Hoje, são 100 câmeras para Vitória, mas essa é apenas uma parte do nosso trabalho, do investimento do Governo do Estado na segurança, proporcionando mais tranquilidade ao cidadão”, concluiu o secretário.

O prazo para implantação do sistema foi de 180 dias. A Sesp fornece aos municípios equipamentos de radiocomunicação, que estabelecem os circuitos de dados (links) entre a central de monitoramento e as câmeras, software de gerenciamento e armazenamento das imagens, componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores. O espaço físico para implantação ou ampliação da Central Integrada de Monitoramento (CIM), mobiliários e recursos humanos para executar as atividades de monitoramento das câmeras é de competência dos municípios.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…