Tratamento hormonal da acne funciona?
A acne, caracterizada pelo surgimento de cravos, cistos e espinhas, é muito comum na pele brasileira. Como pode deixar cicatrizes, as marcas da pele acneica tendem a perdurar muito depois da adolescência, gerando problemas de autoestima em pessoas de todas as idades. Além disso, 5% da população feminina continuam tendo acne até por volta dos 35 anos! Mas além das soluções cosméticas, as mulheres podem contar também com o tratamento hormonal da acne. Veja como funciona.
Ao receber a queixa sobre a acne, o médico vai investigar a possível causa e a gravidade do caso. Em geral, o tratamento hormonal é indicado para acne moderada a severa, e pode ser feito por meio de alguns contraceptivos hormonais orais, mais conhecidos por pílulas anticoncepcionais. Isso mesmo, a pílula pode e é muitas vezes indicada pelo ginecologista ou dermatologista para tratar a pele acneica. Muitas mulheres, inclusive, percebem essa propriedade da pílula por acaso: começam a tomá-la buscando a prevenção da gravidez e ganham o benefício extra de uma pele mais bonita.
Esse medicamento vai atuar na circulação dos androgênios, hormônios que contribuem para o surgimento da acne ao atuarem sobre o folículo piloso e na glândula sebácea. Como a pílula diminui a produção e a ação dos androgênios, os resultados na pele da paciente costumam ser bastante visíveis. Estudos comprovam que seu uso reduz o número e a gravidade das lesões. Para confirmar o efeito antiacne do anticoncepcional, a auto avaliação da pele é fundamental para constatar a melhora.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…