Linhares: Rally conquista público e supera expectativa de organizadores e competidores
Linhares caiu nas graças da nação off-road… E a população linharense também adotou os pilotos e navegadores, que neste final de semana, participaram da etapa de abertura do Brasileiro de Rally Cross Country. Nomeado de Rally do Espírito Santo, o certame contabilizou pontos para as primeiras e segundas etapas do campeonato 2014. O evento foi apoiado pela Prefeitura de Linhares.
O roteiro deste domingo (16) teve 230 quilômetros, com 175 quilômetros de cronômetro aberto, nos quais os competidores tiveram de acelerar tudo o que podiam (e sabiam). A especial partiu do bairro do Canivete, em uma estrada de canavial, e a chegada foi no vilarejo do Brejo Grande. A população aproveitou a oportunidade e, animada, prestigiou o evento em todos os acessos possíveis (Shopping PátioMix e início/fim de percurso).
As características de terreno foram mantidas, priorizando o verdadeiro estilo do cross country, ou seja, variedade de obstáculos e terrenos, com destaque para a areia pesada, que demandou braço do piloto e potência do motor dos veículos. O trajeto passou por plantações de eucaliptos, cana-de-açúcar e cacau. Sem falar das áreas descampadas e faixa de praia, que deram um charme extra ao rali. De acordo com os off-roaders, a prova manteve o alto nível técnico, demandando muita navegação. Plantações de cacau, eucalipto e horizontes compuseram o cenário.
Nos carros, a dupla Lucas Moraes e Alberto Andreotti voaram baixo com o protótipo Sherpa e fizeram o menor tempo do Rally do Espírito Santo nos dois dias de provas. “Mesmo com vantagem considerável obtida ontem (mais de quatro minutos), mantivemos a estratégia e aceleramos fundo. O piso estava bem liso devido a chuva passageira, e era preciso muito cuidado para não acontecer nada grave. Foi mais um dia de navegação intensa, por isso, quero parabenizar o meu navegador, o Beco, pelo trabalho em equipe. Foi show”, elogiou Moraes.
Em segundo lugar ficaram Marcos Moraes e Eduardo Sachs, seguidos por Mauro Guedes e Neurivan Calado. Para os caminhões, o traçado foi menor, com 74 quilômetros de trecho cronometrado. O trio da Salvini Racing (o piloto Guido Salvini, o navegador Flávio Bisi e o copiloto Fernando Chwaigert) resolveu o problema no freio do Mercedes-Benz Atego 1725, e terminou a etapa de domingo na primeira posição.
O Rally Espírito Santo se despediu de Linhares. “Agradecemos ao Governo do Estado do Espírito Santo e a Prefeitura de Linhares por todo o apoio concedido a nós durante nossa passagem. A receptividade das pessoas tornou o nosso evento grandioso, e estamos muito felizes por isso. A região tem a geografia perfeita para esses tipos de provas, o que proporcionou uma disputa de alto nível técnico”, salientou o diretor presidente da RallyMakers, Fernando Bentivoglio.
O secretário de Turismo de Linhares, José Carlos Fiorot, ressalta que a realização do rally no município foi possível a partir da parceria entre as secretarias. “Linhares é uma cidade que merece receber eventos de grande porte. Agradeço o empenho das demais secretarias e a confiança que os organizadores do campeonato depositaram em nossa administração”, diz o secretário.
Encerradas as atividades do Rally do Espírito Santo, as atenções dos pilotos de motos, quadriciclos e UTVs se direcionam agora para o Rally RN 1500, de 09 a 13 de abril. A competição será realizada no Rio Grande do Norte e valerá pelas 3ª, 4ª, 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…