Home Cidade e Região Minas Gerais Nanuque: prefeito Ramon vai pedir visita do Projeto “Setop Itinerante”.
Minas Gerais - 8 de março de 2014

Nanuque: prefeito Ramon vai pedir visita do Projeto “Setop Itinerante”.

 

O prefeito de Nanuque Ramon vai pedir visita do Projeto “Setop Itinerante” a cidade. Já na próxima semana, o prefeito Ramon Ferraz vai formalizar solicitação à Subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), por meio do deputado Carlos Pimenta, para que Nanuque seja também incluída entre as cidades que receberão a visita do Projeto “Setop Itinerante”, que realiza visitas técnicas às associações microrregionais e oferece consultoria de engenharia aos municípios mineiros. A sede da Associação dos Municípios da Microrregião Vale do Mucuri (Amuc), entidade da qual Ramon é o presidente, fica em Teófilo Otoni, cidade já relacionada para receber o projeto ainda este mês, mas o prefeito tentará estender a visita a Nanuque também, para permitir um contato ainda mais próximo com os municípios do Baixo Mucuri.

“Nanuque tem importância estratégica nesta região nordeste de Minas Gerais e precisa receber mais atenção das esferas governamentais. Como presidente da Amuc, tentarei estender a visita do Setop Itinerante até o nosso Município”, garantiu Ramon. O projeto tem o objetivo de orientar as prefeituras sobre convênios do Promunicípio e assegurar mais agilidade ao processo de captação de recursos. Criado este ano, o Setop Itinerante já atendeu cidades da região Central, Sul e Norte, que receberam o projeto em fevereiro, onde foram atendidos 192 municípios e solucionados 120 convênios pendentes. De acordo com o subsecretário de Infraestrutura, Álvaro Goulart, os municípios mineiros enfrentam dificuldades de levar adiante investimentos em infraestrutura por falta de equipe especializada.

“Iniciamos o ‘Setop Itinerante’ para apoiarmos os municípios nas correções necessárias dos projetos básicos dos convênios de obra do Programa ProMunicípio. Os resultados têm sido positivos, e esperamos alcançar a aproximação entre a Setop, municípios, associações vizinhas e seus municípios associados”, destacou. A primeira reunião aconteceu em João Monlevade, entre os dias 10 e 12 de fevereiro com representantes de 35 municípios da região Central. Realizada na Amepi, 75 convênios passaram por análises e destes, 42 foram solucionados. Na região Sul, o projeto aconteceu em Caldas e atendeu 53 municípios das associações Amesp, Amasp, Ameg, Ambasp, Amog e Amag, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, solucionando 26 convênios.

Em Montes Claros, no Norte de Minas, 104 municípios receberam orientações, solucionando 52 processos. O projeto atendeu municípios das associações Amans, Ammesf e Amaje, nos dias 24, 25, 26 de fevereiro. As próximas reuniões estão previstas para a segunda quinzena de março em Teófilo Otoni e Araxá, com a presença da equipe técnica do “Setop Itinerante” composta pelo subsecretário de Infraestrutura Álvaro Goulart, a superintendente de Coordenação Técnica, Marinésia Makatsuru, e outros quatro engenheiros civis e um analista de convênio.

O Programa Apoio para o Desenvolvimento Municipal Gestão e Transferência de Recursos (ProMunicípio), do Governo de Minas, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento municipal através de investimentos em infraestrutura viária, veículos, máquinas e equipamentos rodoviários, para alcance da melhoria da qualidade de vida da população. No total, por meio do ProMunicípio, pretende-se viabilizar a celebração de 293 convênios de asfaltamento; 305 convênios de calçamento; 115 convênios de estradas vicinais; e 54 convênios de construção ou recuperação de pontes, totalizando 767 convênios de transferência de recursos para os municípios. Foto principal: a partir da esquerda – Geraldo Dias Amador, secretária executiva da Amuc, Cinara Pacheco Gerdi, senador Aécio Neves, prefeito de Campanário, Cirilo José da Silveira Costa, e Ramon, que é presidente da Amuc

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…