Imprensa Baiana de luto: morre Gel Lopes, entusiasta da comunicação “livre”
Na noite desta quinta-feira, 27 de fevereiro, a política e o jornalismo do Extremo Sul perdeu uma das pessoas de maior expressão e representatividade. O jornalista Jeolino Lopes Xavier, “Gel Lopes”, 44 anos de idade, foi assassinado a tiros na Rua da Saudade, próximo a Igreja São Francisco de Assis, no Bairro Bela Vista. O ex-vereador Gel Lopes, é jornalista graduado pela FASB, presidente da Associação de Moradores do Distrito de Santo Antônio (AMDSAT) e diretor do site de notícias “Portal N3”.
O jornalista teria ido ao local visitar o colega Djalma Ferreira, 60 anos, que é repórter esportivo da Rádio Sucesso FM e está recém operado de hérnia e após a visita o jornalista e sua namorada resolveram ir à rua vizinha comer uns petiscos numa barraca tradicional de espetinhos. Após o lanche, o jornalista Jel Loes retornou ao prédio para deixar o repórter e tão logo o colega desceu e partiu para abrir o portão, um carro, possivelmente modelo Toyota Corola, cor cinza ou branca, emparelhou ao seu veículo e um homem da porta dos fundos desceu e disparou vários tiros contra o jornalista que estava ao volante do seu carro.
Engajado nos questionamentos sociais, Gel Lopes era um dos poucos jornalistas da região, e o seu portal de notícias, o “Portal N3”, um dos últimos veículos que ainda falavam no mal e das mazelas promovidas pelas empresas de eucaliptos da região. Ferrenho defensor da vida e militante ativo nas ações sociais da região estava prestes a criar o sindicato do agricultor familiar regional. Sempre na vanguarda da comunicação inovou com o CQC regional, através do seu portal de notícias, tinha a política no sangue, fazendo sempre com habilidade e a transformando em um objeto do bem em favor principalmente da sua comunidade, o distrito de Santo Antônio em Teixeira de Freitas.
Atualmente Jel Lopes era aliado político do deputado estadual Jurandir Cunha Oliveira, cacique do PRP no Estado da Bahia e já havia lançado a sua pré-candidatura a deputado federal por Teixeira de Freitas para concorrer uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2014 pelo PRP. A política era sua grande paixão e dedicava todo o seu tempo para contribuir com os seus munícipes e diferenciar no seu jeito particular de conquistar as pessoas, sempre brincando e distribuindo abraços. No jornalismo era polêmico e sempre buscava a verdade onde estivesse
O filho da vítima, Joris Xavier Bento, que também é jornalista por formação, disse na madrugada desta sexta-feira (28), que o corpo do seu pai, após receber todas as honras merecidas, será encaminhando para o crematório, atendendo um desejo dele que pediu em vida, que queria ser cremado quando morresse e as cinzas fossem a metade jogada no jardim do distrito de Santo Antônio e a outra metade no mar. A cremação deve acontecer em Teófilo-Otoni-MG, e depois as cinzas serão entregues aos familiares.
créditos fotos by teixeiranews
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…