Nanuque: Município forma 150 profissionais.
O ano de 2014 começa diferente na vida de 150 participantes do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que acabaram de concluir seus cursos nas áreas de auxiliar administrativo, operador de computador, salgadeiro e costureiro. Solenidade de formatura aconteceu na noite desta quarta- feira (29), no auditório da Escola Estadual Stella Matutina. Presente à cerimônia, o prefeito Ramon Ferraz parabenizou os alunos, lembrando- os que o curso não se tornou interessante apenas por oferecer um certificado, mas, sim, por agregar conhecimento e levar esse aprendizado por toda a vida.
“Há cerca de 20 anos tínhamos em Nanuque uma escola profissionalizante, que fechou e apagou as esperanças daquelas pessoas que sonhavam com uma capacitação profissional de qualidade, um novo curso, um novo emprego. Assim, a esperança de um futuro melhor ficou adormecida durante anos. Ano passado, logo no início do nosso mandato, a vice-prefeita Alba e eu fizemos várias reuniões na Prefeitura e na Câmara, rodamos por diversas escolas, viajamos para Belo Horizonte, Brasília e conseguimos resgatar esta escola profissionalizante para Nanuque”, disse ele.
O resultado foi à concretização de projetos como a Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais), do governo estadual, e o Pronatec, do governo federal, com aproveitamento do prédio onde funcionou, até meados da década de 1980, a Escola Estadual Álvaro Amorim, no bairro Vila Nova. O prédio abrigou os dois projetos, paralelamente ao Instituto Federal, que oferece cursos de maquiador, cabeleireiro, aplicador de cerâmica e cadista para construção civil. “Nesta noite, estamos entregando os certificados de conclusão a 150 alunos do Pronatec. É o resgate de um grande sonho de devolver para Nanuque essa escola profissionalizante e ter um futuro melhor na nossa cidade. Afinal, com a concorrência e um mercado de trabalho cada vez mais exigente, é imprescindível contar com uma capacitação profissional de qualidade”, ressaltou o prefeito, ao parabenizar os novos concludentes.
Participaram da formatura, também, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Alba Lima; o diretor do Senai, de Teófilo Otoni, Bruno Mendes dos Anjos; o supervisor técnico do Senai, Danilo Albuquerque; vereadores Gilmar Alemão e Antônio do Óleo, além de pais e amigos dos formandos. ALBA DESTACA NOVOS RUMOS DO PRONATEC Alba Lima, visivelmente entusiasmada, disse: “Não sei quem está mais feliz, se são eles ou nossa gestão, porque encontramos a escola sem funcionamento. Então, fizemos adesão ao Pronatec no programa Brasil sem Miséria. Fomos buscando e dialogando com várias entidades e instituições federais. Aproximadamente 150 alunos estão recebendo seus certificados, isso tem um significado muito grande na vida dessas pessoas, que foram treinadas e qualificadas pelo Senai.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…