Home Cidade e Região Espírito Santo Aracruz: Polícia Ambiental apreende pássaros em risco de extinção
Espírito Santo - 20 de janeiro de 2014

Aracruz: Polícia Ambiental apreende pássaros em risco de extinção

 

A Polícia Militar Ambiental apreendeu em uma residência no bairro Bela Vista, no município de Aracruz, na quinta-feira (16) vários pássaros silvestres, em sua maioria na lista de risco de extinção. Além das aves, apreendeu também guaiamuns vivos mantidos em cativeiro. O homem que mantinha os animais presos foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Aracruz, onde foi autuado em flagrante.

A denúncia foi feita através do telefone Disque Denúncia (181), sendo encontrados seis sabiás-da-mata, oito curiós, sete coleiros, dois tico-ticos, todos sem o devido registro junto ao Ibama, e ainda 20 unidades de guaiamuns vivos, crustáceo que se encontra na lista oficial de animais ameaçados de extinção.

Todos os animais estavam na residência de um cidadão de 56 anos, que no momento da ação policial, reconheceu que estava infringindo a Lei de Crimes Ambientais.

Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereais), localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz, e os guaiamuns foram soltos no mangue, seu hábitat natural, no mesmo município.

Segundo os policiais que atuaram na ocorrência, a manutenção irregular de animais da fauna silvestre brasileira em cativeiro é crime ambiental, previsto na Lei 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais, com pena prevista de seis meses a um ano e multa de R$ 500,00 por pássaro, ou de R$ 5.000,00 caso o animal se encontre na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…