ES: Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas está com inscrições abertas até 20 de janeiro
Estão abertas até o dia 20 de janeiro as inscrições para a 6ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas 2014. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJ), a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e a Universidade de Brasília (UnB). O curso destina-se a capacitação de 50 mil educadores de escolas públicas estaduais e municipais do Espírito Santo, São Paulo, Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.
O objetivo é capacitar os profissionais das escolas públicas para trabalharem coletivamente na prevenção do uso drogas, contribuindo para o fortalecimento da comunidade escolar por meio do aperfeiçoamento e implementação de projetos construídos coletivamente e coordenados pelos educadores.
As aulas serão oferecidas na modalidade à distância, entre os meses de fevereiro a outubro de 2014, com carga horária de 180 horas. Cada educador receberá um kit do material didático contendo 1 livro, 1 DVD com 16 vídeos e 1 caderno de orientações. Os conteúdos serão distribuídos em duas fases distintas, compostas por módulos, com duração de 120 horas e 60 horas, respectivamente.
O ambiente de aprendizagem é organizado com conteúdos, recursos didáticos e dispositivos interativos que oportunizam a aprendizagem de conceitos e metodologias no âmbito da promoção da saúde com ênfase na prevenção do uso de drogas. As atividades de aprendizagem serão propostas por meio de exercícios objetivos, fóruns de discussão e atividades colaborativas que serão avaliadas a partir de critérios específicos. Ao final do curso, os educadores com média final igual ou superior a 50, receberão certificado de Extensão Universitária emitido pela Universidade de Brasília com carga horária de 180 horas.
A coordenadora do Comitê de Apoio as Políticas de Prevenção às Drogas (Comad) e técnica da Assessoria de Educação e Cultura da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Juliana Zannella Gorian, explica que o curso vai ao encontro dos debates realizados junto às Superintendências Regionais de Educação (SRE’s) do Estado em 2013.
“Essa é uma excelente oportunidade para diretores, pedagogos, coordenadores, professores e técnicos das Superintendências, que buscam capacitação na área da política de prevenção ao uso de drogas, aprofundar conhecimentos por meio dos conteúdos propostos e do debate acerca da temática. É também uma importante iniciativa de fomento ao desenvolvimento de políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, a serem introduzidas nas escolas públicas em nosso Estado”, ressalta.
Cada unidade de ensino deverá ter de 5 a 10 educadores inscritos para garantir sua participação. Para realizar a inscrição da escola é necessário o CEP e o número INEP. Para consultar, acesse aqui: http://educadores.senad.gov.br/inscricao.html
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…