Home Cidade e Região Espírito Santo Nova Venécia: implantada gestão de economia com produtividade.
Espírito Santo - 4 de janeiro de 2014

Nova Venécia: implantada gestão de economia com produtividade.

 

Com o intuito de implantar uma gestão eficiente, com resultados práticos de economia financeira sem perda na qualidade das ações de responsabilidade do município, a Prefeitura de Nova Venécia iniciou a reestruturação e adequação na área de pessoal, redução na contratação de serviços de terceiros e das despesas fixas. A iniciativa tem como objetivo, principalmente, estimular a produtividade, reduzir o índice do gasto com a folha de pagamento – acrescido em virtude da perda de receita – garantir gerenciamento eficaz e buscar alternativas para o aumento salarial dos servidores públicos do município, que vem sendo discutido com o Sindicato da categoria.

Na adequação de pessoal foi constatado excesso de funcionários para atender as necessidades da municipalidade. O setor da Educação, por exemplo, foi o destaque negativo com média apurada de seis alunos por profissional atuante, enquanto que nos municípios vizinhos a média é de 11 alunos por profissional (pesquisa realizada pela empresa Correa Simôes – Consultor e Perito, contratada pelo Sindicato dos Servidores).

“Uma das escolas da cidade, que atende 85 alunos, tinha média de três alunos por profissional, com atuação de 33 profissionais, sendo 15 serventes. Após a redução de pessoal, a escola passou a funcionar com seis serventes e seu desempenho manteve o nível de eficiência, constatado nos primeiros dias após a mudança. É preciso produtividade, eficiência e qualidade no serviço executado”, esclarece o setor administrativo da Prefeitura.

Outro detalhe observado nas secretarias são os servidores admitidos para trabalhar jornada de 44 horas semanais, mas que cumpriam 35 horas/trabalhadas, semanalmente.  “Mudamos a escala de trabalho para 40 horas semanais e, mesmo reduzindo o quadro de pessoal com encerramento de contratos vencidos, conseguimos atender a oferta de serviços com a mesma qualidade. Também aconteceram exonerações de cargos comissionados e adequações com remanejamento de servidores. Em todas as secretarias o horário de trabalho foi unificado de 7h às 11h e 13h às 17h”, explica o responsável pela Secretaria de Administração.

As dificuldades financeiras para pagar o custeio da Prefeitura exigem mudanças no gerenciamento da administração pública municipal. Já foi o tempo em que se comprava e não pagava. Os processos contra ex-prefeitos comprovam isso. Com o excesso de funcionários não será mantido o índice da folha exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e os serviços de responsabilidade do município. É preciso gerenciar a prefeitura com responsabilidade e comprometimento de todos, e é por esse motivo que será priorizado a valorização profissional do servidor municipal e a implementação de uma gestão moderna.

É preciso ter consciência de que economia de custeio gera investimento. Para redução de gasto com o custeio da Prefeitura, também estão em andamento a criação de uma central de veículos; rescisão de contratos de aluguel de veículos; redução de despesas com combustível, energia, água, telefone; entre outras.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…