Home Cidade e Região Espírito Santo São Mateus: Prefeitura decreta estado de emergência por causa da chuva
Espírito Santo - 31 de dezembro de 2013

São Mateus: Prefeitura decreta estado de emergência por causa da chuva

 

O prefeito municipal de São Mateus norte do Estado, Amadeu Boroto, decretou estado de emergência no município em razão das fortes chuvas que caíram na cidade em dezembro. O objetivo do decreto é para que o município tome providências emergenciais para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas e enchentes do Rio Cricaré. Um resumo do decreto foi publicado no final da tarde desta segunda-feira no site da prefeitura.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, com o decreto o município estará apto a receber recursos Estaduais e Federais para serem investidos em reparos de estradas, pontes e ruas destruídas pelas enxurradas. Os recursos, que não teve o valor informado pela prefeitura, também serão usados para ajudar vítimas das chuvas eu perderam suas casas na enchente e logística na distribuição de mantimentos para famílias que ainda estão isoladas por conta das cheias do Cricaré.

Segundo a prefeitura, a comunidade de Urussuquara no litoral de São Mateus está isolada. Não há acesso pelo lado sul e nem por estradas do norte devido à cabeceira da ponte de acesso ao local ter sido destruída pelas chuvas. O coordenador da defesa civil de São Mateus, Valdir Mirandola, informou que ainda existem 37 famílias que ainda estão em abrigos da prefeitura. Ainda segundo Mirandola, a região de Campo Grande também em São Mateus, existem cerca de 120 famílias que estão ilhadas por conta da cheia. Nessas regiões o acesso é somente de barco ou helicóptero.

“Acreditamos que está vindo água do Rio Doce via Palmitinho está inundando aquela região. Helicópteros da defesa civil já deixaram mantimentos em Urussuquara e nesta terça-feira (31) estaremos levando mais 400 quilos de comida e água potável para 120 famílias que estão ilhadas em Campo Grande. Eles não conseguem sair para lugar nenhum por conta das águas”, disse Mirandola. Ainda de acordo com o coordenador, uma equipe formada por bombeiros e agentes da defesa civil levará mais mantimentos para famílias em Urussuquara também isoladas por conta das cheias.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…