ES: Um Estado inovador, dinâmico e sustentável, Plano ES 2030 lança visão de futuro para o estado.
O ES 2030 é um planejamento de longo prazo para o Estado do Espírito Santo que orienta o desenvolvimento capixaba numa visão de futuro, com horizonte no ano de 2030. O Plano define prioridades e traça estratégias a serem percorridas por todos os setores capixabas durante os próximos 17 anos. O projeto é uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (Sep), conta com a coordenação operacional do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Espírito Santo em Ação, o Fórum das Entidades e Federações (FEF), a Petrobras, a sociedade civil organizada e apoio técnico da DVF Consultoria.
“Nos últimos anos, a cultura do planejamento estratégico, que já se tornou prática corrente no Governo do Estado, vem ganhando cada vez mais espaço nas administrações municipais. E, o que é ainda mais importante, tornou-se também um instrumento de participação da sociedade na construção dos caminhos que nos levarão ao futuro. O melhor exemplo disso é o Planejamento Estratégico ES 2030, cuja síntese é apresentada na publicação que entregamos agora aos capixabas”, avalia Casagrande.
O governador também salientou que o 2030 é o resultado de um longo processo de debates, que se desdobrou em oficinas regionais realizadas por todo o Estado. “Esse trabalho que reuniu especialistas, técnicos e representantes das mais diversas entidades e organizações da sociedade, para atualização dos conceitos, objetivos e metas definidos anteriormente. E nessa jornada de revisão e atualização, o Espírito Santo demonstra a maturidade política e a seriedade com que hoje encara o processo de planejamento de médio e longo prazos”, disse.
Casagrande explicou que o Plano Estratégico ES 2030, como construção coletiva, procura expressar os anseios, sonhos e demandas de toda a sociedade capixaba. “O desenvolvimento sustentável de um Estado não é tarefa para um homem ou um grupo, mas fruto das expectativas, ideias, propostas e vontades de toda a população”. Vocês podem ter certeza de que o resultado deste trabalho jamais será tratado por nós como mera manifestação de sonhos e desejos, pois temos aqui um mapa para o futuro do nosso Estado. E é com ele que seguiremos em frente, porque podemos ter a certeza de estar sempre cumprindo aquilo que de fato a sociedade capixaba projetou como expectativa coletiva.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…