MG: Aluna mineira vence o Prêmio Jovem Cientista e é premiada em Brasília
Depois de desenvolver um projeto que gerou economia de água na Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, do município de Piraúba, Thaís Rocha Arrighi recebe seu prêmio. A aluna do 2º ano do ensino médio conquistou o 2º lugar da categoria Estudante de Ensino Médio do Prêmio Jovem Cientista e recebeu sua premiação, um laptop, das mãos da presidente Dilma Rousseff hoje, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
“Essa foi a primeira vez que a escola participou e eu também. Esse resultado foi surpreendente. Gostei muito de ter ganhado, o trabalho está sendo bem visto, dá visibilidade para a escola e isso estimula a gente a pesquisar mais sobre o consumo de água. Essa será a primeira de muitas pesquisas tenho certeza”, conta a idealizadora do projeto ‘Chiquita economizando água – hábitos inadequados e hábitos adequados’.
Participaram da cerimônia, além da presidente, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; Marco Antônio Raupp; o presidente do CNPq Glaucius Oliva; o representante da Fundação Roberto Marinho Paulo Marinho; a vice-presidente do Instituto Gerdau, Beatriz Gerdau Johannpeter, e o presidente e CEO da GE Brasil, Gilberto Peralta.
O projeto vencedor desenvolvido por Thais veio da sua vontade de mostrar aos colegas de sua escola quanta água eles consumiam, curiosidades sobre o consumo brasileiro e informações que levassem à conscientização dos outros alunos e da escola no intuito de poupar água. No projeto, através de questionários, a aluna chegou a medidas que poderiam ser tomadas para chegar nesse resultado.
Iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE, o Prêmio Jovem Cientista premia projetos de estudantes do país desde 1981. Este ano, o Prêmio que teve o tema ‘Água – desafios da sociedade’ bateu recorde de inscrições. Foram 3.226 inscrições de todo o país, sendo 2.541 na categoria Estudante do Ensino Médio. O Prêmio também conta com as categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante do Ensino Superior”.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…