Home Segurança pública Polícia ES: Internos do sistema prisional reformam prédios públicos
Polícia - 6 de dezembro de 2013

ES: Internos do sistema prisional reformam prédios públicos

 

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) lançou, nesta quinta-feira (05), o projeto “Re-formando Vidas”, que está utilizando a mão de obra de internos do sistema prisional para a realização de reforma e manutenção de escolas da rede estadual e em outros prédios públicos. O lançamento do projeto ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jesus Cristo Rei, no bairro São Francisco, em Cariacica. Essa é a primeira escola a ser reformada pelo grupo.

Durante a cerimônia, o coral de alunos da escola cantou o hino nacional. Foram acompanhados pelo interno Valmir Micaela da Silva, que tocou violino, pelas maestrinas Adalgisa Rosa e Sunamis Hernandez, além do pianista Thiago de Melo, integrantes da Fundação Operartes. Os estudantes também ouviram o testemunho de um dos internos do grupo que reformará a escola. W. R., 39 anos, contou aos internos como envolveu-se com o crime e falou sobre as consequências desses atos.

Estiveram presentes o secretário de Estado da Justiça, Sérgio Alves Pereira, o subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Eugênio Coutinho Ricas, a subsecretária para Assuntos Administrativos, Maria de Lourdes Soares, a diretora de Ressocialização da Sejus, Regiane Kieper do Nascimento e o diretor da Penitenciária Semiaberta de Cariacica, Adriano Lucio Silva. Já a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) foi representada pelo secretário Klinger Barbosa Alves, pela subsecretária Wanessa Sechim e pelo diretor da EEEFM Jesus Cristo Rei, Rogério Marques Smassaro.

Para o secretário da Justiça, Sérgio Alves Pereira, a expectativa em torno do projeto “Re-formando Vidas” é grande. “Esse momento é de quebra de paradigmas e preconceitos. Esperamos que a sociedade veja que é possível fazer a reintegração social efetiva do detento. Além de ajudar na ressocialização desses internos, o projeto também tem um caráter de retribuição, já que eles cometeram crimes, prejudicaram a sociedade, mas hoje estão pagando pelos erros que cometeram e, de certa forma, ressarcindo a sociedade com os serviços prestados”, afirmou.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…