Home Cidade e Região Bahia Mucuri: Carlos Brito quer maior participação dos estudantes da rede pública no Enem
Bahia - 6 de dezembro de 2013

Mucuri: Carlos Brito quer maior participação dos estudantes da rede pública no Enem

 

Um assunto da maior importância na vida de qualquer estudante do ensino médio (antigo 2º Grau) é a redefinição da sua vida escolar para ingresso no ensino superior. Nesse momento de decisão, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) constitui-se na principal porta de entrada de uma universidade. Com essa preocupação, o vereador Carlos de Jesus Brito (PSC) apresenta na reunião desta terça-feira (3) da Câmara de Mucuri a Indicação nº 081/2013, que sugere ao poder público a criação de incentivos a uma maior participação dos estudantes da rede pública de Mucuri no Enem.

Ao justificar o documento, ponderou Brito: “Analisando o desempenho das escolas públicas e particulares no Enem de 2012, divulgado no final de novembro pelo Ministério da Educação, verificamos que a participação dos alunos da rede pública no exame ainda é muito pequena, em relação à rede privada”.

O vereador enfocou a situação das escolas particulares. “No caso do Colégio Leon Feffer, de Mucuri-sede, dos 27 alunos que estavam concluindo o Ensino Médio, 27 inscreveram-se no Enem, o que dá um índice de 100% de participação. Já no Leon Feffer de Itabatã, dos 37 concluintes, 34 fizeram as provas do Enem, ou seja, 91% de participação. O Instituto Educacional Opção, também da Sede, registrou 80% de participação, já que dos 21 concluintes, 17 inscreveram-se no Enem”.

E prossegue: “Da rede pública, apenas a Escola Estadual Jaci Ferreira dos Santos, da Sede, apareceu nos dados divulgados pelo MEC. De um total de 81 alunos concluintes do Ensino Médio, apenas 49 inscreveram-se no Enem, uma participação de 60%. Outras escolas de Ensino Médio, como o Luís Eduardo Magalhães, na Sede, e o Colégio Frei Ronaldo e o Colégio Integração, de Itabatã, nem aparecem nos dados do MEC, porque não atingiram sequer 50% de participação, e, de acordo com os dados oficiais, o ranking do desempenho só mostrou os estabelecimentos em que pelo menos metade dos alunos prestou o exame”.

Dentro dessa realidade, o autor recomenda ao prefeito Paulinho que mobilize a Secretaria de Educação no sentido de criar mecanismos de incentivo à participação dos alunos, o que pode ser bastante positivo para a vida escolar e profissional desses jovens que estão terminando o Ensino Médio, na perspectiva de darem prosseguimento aos estudos em nível superior.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…