Mucuri: Washington Moraes poderá ser nova denominação de rua na cidade
Caso seja aprovado o Projeto de Lei nº 023/2013, apresentado na Sessão de terça-feira passada (12) da Câmara de Mucuri, a Rua Canário, localizada no bairro Cidade Nova, na Sede do Município, passará a ter nova denominação: Rua Washington Martins de Moraes, homenagem prestada a um ex-servidor público falecido em julho deste ano. O documento tem autoria conjunta dos vereadores Antonio Henrique Kock Feregueti (PR) – o Camarão, José Mendes Fontoura (PMDB) – o Zé do Boi – e Vomberto Alves de Souza (PMDB).
Na justificativa do Projeto, os autores ressaltam que, “no transcorrer de quase três décadas, o município de Mucuri foi o local escolhido por Washington Martins de Moraes para viver, trabalhar e ampliar seu círculo de amizades. O resultado foi uma relação de amizade e harmonia. Se o destino não tivesse abreviado a sua vida no dia 9 de julho deste ano, Washington teria completado 72 anos de idade no dia 15 de agosto passado. Foi vitimado por falência múltipla de órgãos, em decorrência de um câncer contra o qual lutava havia anos.”
Mineiro de Governador Valadares, Washington veio para Mucuri em meados da década de 1980, onde teve papel importante como assessor político e administrativo do ex-prefeito Gustavo Antunes Saúde – o Gustavinho – no seu terceiro e último mandato (1989-1992). Como liderança partidária, teve participação destacada nas campanhas eleitorais de candidatos a prefeito e a vereador.
Há quase 20 anos, Washington chegou a ter seu nome cogitado para disputar as eleições de 1996, mas o grupo político preferiu escolher Gustavinho para disputar um quarto mandato de prefeito de Mucuri. As eleições terminaram com vitória de Milton José Fonseca Borges, com 4.982 votos. Gustavinho ficou em segundo, com 3.603 votos.
“Simpático, voz de tom grave e fluente, inteligente, muito bem relacionado no meio político, empresarial e comunitário, Washington passou a ser admirado por todos aqueles que faziam parte do seu arco de convivência. Inclusive, esta Casa Legislativa lhe fez referência respeitável, durante Sessão Ordinária do dia 13 de agosto, quando aprovou por unanimidade a Moção de Pesar nº 003/2013, documento que expressava o lamento pela perda irreparável do cidadão, do homem prestativo, do amigo de todos.”
Ultimamente, Washington trabalhava na Colônia dos Pescadores Z-35 como assessor da Secretaria de Agricultura e Pesca, representando a classe pesqueira. “Sempre lutou pela melhoria das condições de vida dos pescadores e era muito querido pelos associados da Colônia”, enfatiza a justificativa. Foi casado durante 34 anos com a professora Edir Moraes, com quem teve dois de seus cinco filhos. Deixou nove netos e, é claro, milhares de amigos. Os três vereadores consideram justa a homenagem, contando com a aprovação em plenário.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…