Home Entretenimento É nordestino: “O Som ao Redor” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2014
Entretenimento - 6 de novembro de 2013

É nordestino: “O Som ao Redor” é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2014

 

“O Som ao Redor”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido por uma comissão do Ministério da Cultura para ser o candidato do Brasil ao Oscar 2014. O longa tentará levar o País de volta à disputa pela estatueta de filme estrangeiro, algo que não acontece desde 1999 – naquele ano, “Central do Brasil” perdeu para o italiano “A Vida é Bela”.

O filme brasileiro será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que receberá sugestões de países de todo o mundo e revelará primeiro nove selecionados e depois cinco finalistas em janeiro.  Vários outros países já divulgaram seus candidatos. Entre os concorrentes mais fortes estão “Gloria”, do Chile, premiado no Festival de Berlim; “Heli”, do México, que levou melhor direção em Cannes; e “Wadja”, da Arábia Saudita, ganhador de três troféus no Festival de Veneza e sucesso de crítica nos EUA.

Em entrevista Mendonça Filho disse ter recebido a notícia com tranquilidade. “Foi a mesma sensação de quando recebi telefonemas dizendo que tinha ganhado  um prêmio”, afirmou. “É um reconhecimento e uma espécie de registro histórico. Daqui a alguns anos as pessoas vão dizer que em 2013 o indicado do Brasil ao Oscar foi ‘O Som ao Redor.'”

O diretor considera que o filme teve uma carreira “muito forte” no Brasil e no exterior, e que o fato de ter entrado em cartaz nos Estados Unidos ajuda as chances de indicação ao Oscar. “Sei que há um protocolo, uma espécie de roteiro a se seguir a partir de agora. Mas estou tranquilo pois, dentro de uma ideia de cinema que não é blockbuster, ‘O Som ao Redor’ é um pouco conhecido por lá.”

Mendonça Filho acredita que o grande ganho trazido pela indicação é a maior visibilidade para o longa. “Sobre o Oscar, é tudo metafísica. Não tenho como dizer que vamos ser indicados ou que vamos ganhar”, disse. “Tudo o que aconteceu com ‘O Som ao Redor’ foi passo a passo, e eu fui acompanhando. Não acredito em empurrar o filme ladeira acima. A melhor coisa é deixar ele correr sozinho.”

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…